Saúde

Pesquisas apontam para uma possível ligação entre câncer de pâncreas e diabetes tipo 2

Entenda mais sobre câncer de pâncreas e qual a sua ligação com a diabetes tipo 2. Novos estudos apontam para possível conexão entre as duas doenças, saiba mais.

3 min de leitura
10 Fev 2022 - 09h17 | Atualizado em 10 Fev 2022 - 09h17

O câncer de pâncreas, está classificado como um dos mais raros do mundo, enquanto é conhecido por ser um dos tipos mais mortais de câncer. Conforme o jornal O Globo, em 2040 essa será a segunda principal causa de morte entre a população dos EUA. E atualmente, é o causador de 3% de todos os câncer e por 7% de mortes, isso também segundo o portal.

Existem uma série de dificuldades de diagnosticar e tratar essa doença. Por ser um órgão muito pequeno e por sintomas muito comuns, como constipação, dor abdominal e perda de peso, o diagnóstico de câncer só é feito quando já é tarde demais.


Jovem em pijamas com dor de estômago pela manhã (Foto: Reprodução/Pexels)


“[...]é relativamente incomum na população e os sintomas que causa, como perda de peso, fadiga e desconforto abdominal, são inespecíficos e mais prováveis devido a outras condições,. explicou o diretor do centro do câncer gastrointestinal Instituto do Câncer Dana-Farber em Boston, o doutor Brian Wolpin.

Assim como outras doenças, existem fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pâncreas. Manter hábitos pouco saudáveis como excesso de álcool, tabagismo frequente, acúmulo de gordura ao redor da cintura e excesso de peso, podem causar a doença.

Uma possibilidade é que devido ao excesso de peso, diabetes tipo 2, que causa o mesmo efeito, pode ser um sinal de câncer de pâncreas. Além de que, a diabetes é produzida no mesmo órgão.

Essa possível ligação começou a ser tema de vários estudos recentes, já que, qualquer ajuda é válida para diagnosticar essa doença. O primeiro estudo que seguiu essa teoria foi feito em 2005, com cerca de 2.122 pacientes. A pesquisa foi liderada pelo então atual gastrologista do Instituto do Câncer MD. Dr. Suresh Chari. A conclusão do estudo foi que depois de três anos da descoberta da diabetes tipo 2, essas pessoas tinham de seis a oito vezes mais de ter o câncer.

Já o estudo mais recente, liderado por Dr. Maxim Petrov, professor na Escola de Medicina da Universidade de Auckland, acompanhou 140 pessoas com diabetes tipo 2 até seus 18 anos. A conclusão foi que aqueles que haviam desenvolvido a diabetes devido a uma pancreatite, tinham sete vezes mais chance de ter o câncer.

Foto em destaque: Químico Segurando Um Modelo De Molécula Nas Mãos. Reprodução/RF._.Studio.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo