Tech

Pesquisa mostra que cultivo de alimento em Marte pode ser possível

De acordo com o experimento, alfafa e bactérias fotossintéticas podem promover características que favorecem o crescimento e a sustentação da agricultura

3 min de leitura
22 Ago 2022 - 15h30 | Atualizado em 22 Ago 2022 - 15h30

Experimento idealizado por uma jovem de 19 anos que estava no segundo ano do ensino médio quando começou sua pesquisa sobre o desenvolvimento de sistemas alimentares em Marte mostra que talvez seja possível fazer plantações de alimentos no solo pobre em nutrientes orgânicos do planeta vermelho. 

Pooja Kasiviswanathan construiu sua pesquisa ao longo de três anos, finalizando-a durante o último ano do ensino médio. Agora estudante de microbiologia do terceiro ano na Iowa State University, ela continua explorando essa pesquisa de outras maneiras.

Ao longo da pesquisa, financiada pela cientista da Iowa State university, Dr. Vijayapalani Paramasivan, descobriram que a alfafa e bactérias fotossintéticas podem promover características que favorecem o crescimento e a sustentação da agricultura.  Se essa técnica funcionar em Marte, poderá superar o desafio de fornecer alimentos aos astronautas durante as missões humanas ao Espaço, expectativa em expansão e muito discutida nos últimos anos.


 Estudo com aplicação de alfafa no solo pode possibilitar a agricultura em Marte22. (Foto: Reprodução/Olhar Digital)


O tratamento do solo baseado no cultivo da alfafa regada com água fresca mostrou um crescimento exponencial em todas às três plantas usadas no teste: os nabos tiveram um aumento de 190% no crescimento, a biomassa de rabanetes aumentou 311% e a biomassa de folhas de alface aumentou 79%, em comparação com o solo simulado não tratado.

“A principal ideia por trás deste projeto é poder integrar duas condições marcianas simuladas, analisar o efeito dessas condições no crescimento das plantas e fornecer tratamentos para o crescimento sustentável das plantas”, disse Pooja Kasiviswanathan à Forbes.

Essa não é a primeira vez que cientistas simulam solo marciano para tentar cultivar alimentos. Um artigo publicado em 2019 descreveu 10 plantas diferentes cultivadas em terra que simulavam solo marciano e solo da Lua, entre elas: quinoa, rabanete, agrião, alho-poró, tomate, centeio, ervilha, espinafre, rúcula e cebolinha. O que se sabe é que todos, exceto o espinafre, tiveram crescimento significativo.

 

Foto destaque: Pesquisadora de 19 anos que acredita no potencial de seus estudos para viabilizar o cultivo de alimento em Marte. Divulgação/NASA.

 

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo