Notícias

Pesquisa descobriu "cidades" da era pré-colonial da Amazônia com pirâmides de até 22 metros de altura

Os locais pertenciam à cultura Casarabe, datando do período de 500 a 1400 d.C. Uma descoberta sem precedentes sugere que a Amazônia ocidental não era tão escassamente povoada antes da chegada do como se pensava anteriormente

26 Mai 2022 - 15h03 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 15h03
Pesquisa descobriu 'cidades' da era pré-colonial da Amazônia com pirâmides de até 22 metros de altura Lorena Bueri

Pesquisadores alemães descobriram "cidades" na Amazônia que datam da era pré-colonial. A descoberta sem precedentes foi descrita em uma publicação publicada na última quarta-feira (25) na revista Nature.

Os locais foram descritos por cientistas como "assentamentos urbanos de baixa densidade". Ao todo, os pesquisadores encontraram duas grandes 24 colônias menores. Dos 26, 11 ainda não eram conhecidos.

Os lugares pertenciam à cultura Casarabe, que veio para o sudoeste da Amazônia boliviana entre 500 e dC. Antes da descoberta, havia evidências apenas de locais isolados, pois a vegetação densa dificulta o mapeamento das florestas tropicais. Para encontrar as novas colônias , os cientistas usaram a tecnologia chamada "lidar", um mapeamento aéreo a laser que funciona disparando feixes infravermelhos de um avião, helicóptero, drone para a superfície e capturando reflexos.


Imagem feita com a tecnologia lidar de um dos assentamentos grandes encontrados pelos cientistas, o Cotoca. (Foto: Reprodução/G1/H. Prümers / DAI via Nature)


O método permitiu que eles virtualmente "retirem" o denso da região para visualizar a terra e debaixo das árvores.

"Os resultados mostrados, derrubam argumentos de que o oeste era escassamente povoado em tempos pré-hispânicos", afirmam os autores do estudo.

Em um comentário publicado com o estudo, o arqueólogo Christopher T. Fisher, professor de antropologia da Colorado State University disse que os dados "indicam populações densas, paisagens feitas pelo homem, centros com arquitetura monumental uma hierarquia complexa de assentamentos que podem indicar sociedades", contradizendo percepções anteriores de que as populações da região eram pequenas e em desenvolvimento Fisher não participou do estudo.

Gestão da água, plataformas e pirâmides

A arquitetura dos assentamentos incluía plataformas escalonadas, no topo das quais estavam estruturas em forma de U, montes de plataformas retangulares e pirâmides cônicas atingindo até 22 metros de altura.

Também havia uma infraestrutura maciça de gestão de água, com canais e reservatórios. Os resultados indicam, segundo os cientistas , que o padrão de assentamento da cultura Casarabe representa um tipo de urbanismo de baixa densidade que não havia sido anteriormente descrito na Amazônia.

“Nós propomos que o sistema de assentamento Casarabe é uma forma única de urbanismo agrário tropical denso – até onde sabemos, o primeiro caso conhecido de toda a planície tropical da América do Sul”, pesquisadores dizem.

Os devemos assentamentos maiores encontrados pelos cientistas, chamados Cotoca e Landívar foram, de acordo com os "centros primários na rede de assentamento da cultura Casarabe os principais de uma rede de regional calçadas retas ainda visíveis que saem dessas locais em à paisagem por vários".

Além disso, "uma presença de plataformas em alguns pontos de alguns pontos das calçadas localizadas e em vãos na interseção de recintos poligonais para oferecer acessos a grandes locais de assentamento pode ter sido acrescentam."

"Esta é a primeira evidência clara de que havia urbanos nesta parte da bacia amazônica", disse Gregorio de Souza, arqueólogo da Universidade Pompeu Fabra na Espanha, que não participou no estudo. Manutenção da natureza.

 

 

Foto Destaque: Capturas de tela de uma animação 3D de um dos assentamentos grandes encontrados pelos cientistas, o Cotoca. Foto: Reprodução/G1/H. Prümers / DAI via Nature

 

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo