Saúde

Pesquisa aponta benefícios da meditação para crianças

Cientistas descobrem o que acontece com o cérebro de crianças que meditam e comprovam pontos positivos da meditação na vida dos pequenos em fase de formação e crescimento

19 Set 2022 - 11h55 | Atualizado em 19 Set 2022 - 11h55
Pesquisa aponta benefícios da meditação para crianças Lorena Bueri

A meditação tem se tornado cada vez mais uma prática apontada por médicos e cientistas para o alívio de estresse e prevenção de doenças, como as cardiovasculares, câncer, depressão e ansiedade. O exercício com a função de desligar a mente e o corpo ajuda a se distrair dos problemas e das preocupações do cotidiano, focando apenas na respiração e no ambiente (que recomendasse ser um lugar calma e tranquilo, livre de ruídos).

Os estudiosos adotaram esse método, pois a prática da meditação promove novas sensações ao cérebro fazendo com que a pressão arterial desça, a libertação de qualquer sensação de dor e angustia, além de diversos outros benefícios.

Porém, eram incertos os dados sobre o efeito da meditação nas crianças. Haviam suposições de que os benefícios eram iguais ou similares em adultos e crianças. Porém, era incerto, já que ainda não haviam estudado os efeitos nos cérebros dos pequenos. Pesquisadores da universidade de Wayne State, nos Estados Unidos, deram início a pesquisa. Com a ajuda de tecnologia de ponta, eles avaliaram em tempo real as mudanças nos circuitos de neurônios em crianças e adolescentes na hora da meditação. O que foi constatado é que os pequenos Budas conseguem tirar o melhor da técnica, sendo total indicada.


Conheça os benefícios da meditação no cotidiano das crianças e adolescentes (Reprodução Educa mais Brasil)


A pesquisa contou com doze pacientes com idades entre 5 e 17 anos. Eles foram divididos em três grupos. O primeiro aprendeu a meditar concentrando-se na respiração: quando o foco desvia para os pensamentos, volta-se para o mantra do inspira, expira. A segunda turma praticou a técnica segundo a qual se identifica a natureza dos sentimentos que surgem, porém, sem fazer julgamentos sobre eles. Já o terceiro grupo foi entretido com estratégias de distração, entre elas a de ver vídeos.

O que aconteceu no cérebro dos pacientes foi que ouve uma redução na atividade do circuito cerebral no qual os pensamentos sobre o futuro são processados. Ele é importante no planejamento e decisões de ações futuras, trata-se de um sistema vital para que os indivíduos reajam de maneira equilibrada ao que pode acontecer, sem exacerbar as dificuldades ou enxergá-las onde elas não existem. Porém, está diretamente ligado também a ansiedade e a depressão quando acionado permanentemente, o que os estudiosos chamam de “reminação” de pensamentos negativos. Acaba se tornando um processo toxico e o indivíduo se torna incapaz de desenvolver pensamentos otimistas.

Os cientistas concluíram então que a meditação é, na verdade, mais eficaz do que as técnicas de distração, porque reduzir a operação desse circuito, portanto, é como desligar da tomada um motor de preocupações contínuas. Esse processo acontece semelhante nos adultos, tornando a meditação um benefício nas diferentes idades.

Foto destaque: Cientistas explicam porque a meditação é importante na vida dos jovens/Reprodução Educa mais Brasil 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo