Notícias

Pesquisa aponta alta de 45% nos casos de violência contra a mulher no Rio de Janeiro

Pesquisa foi realizada com dados de outros seis estados do Brasil, e também mostrou que São Paulo continua ocupando o primeiro lugar, com 898 casos no ano passado, um a cada dez horas.

10 Mar 2023 - 13h54 | Atualizado em 10 Mar 2023 - 13h54
Pesquisa aponta alta de 45% nos casos de violência contra a mulher no Rio de Janeiro  Lorena Bueri

O estado do Rio de Janeiro apresentou uma alta de 45% nos casos de violência contra a mulher em 2022 em comparação ao ano anterior. Os dados foram coletados pelo boletim Elas Vivem, divulgado esta semana pela Rede de Observatórios da Segurança.


Violência conta a mulher (Foto: Reprodução/Sindess)


Com 545 casos de violência contra o público feminino em 2022, o estado quase dobrou o número de 2021, quando foram registrados 375 eventos na mesma coleta de dados. Ainda assim, São Paulo ficou em primeiro lugar, com 898 casos no ano passado, um a cada dez horas.

O estado da Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão e Piauí também foram monitorados. Levando em conta os dados de todos, a pesquisa registrou que um caso de feminicídio foi monitorado a cada 24h.

Ao menos uma mulher foi vítima de violência em 2022 a cada quatro horas. Foram 2423 casos no ano passado, sendo 495 terminando em óbito.

“Toda mulher que for vítima de qualquer tipo de violência, seja sexual, física, patrimonial, moral ou psicológica, deve procurar registrar ocorrência nas delegacias de bairro ou, de preferência, em delegacia especializada, que já tem o suporte necessário pro atendimento à mulher vítima. Essa ocorrência ajuda outras mulheres, pois já fica o registro do agressor. O que é muito difícil às vezes é conseguir configurar uma violência psicológica, por isso a gente precisa falar disso”, disse a advogada da família, Bárbara Heliodora.

“Geralmente uma violência física começa com violência psicológica de forma reiterada, tentando desqualificar a narrativa da mulher, tentando descredibilizar a própria realidade dos fatos. E a mulher fica até em dúvida se de fato o que está acontecendo é um delírio seu ou não. Isso faz parte da violência”, concluiu.

A grande maioria dos casos registrados teve como autor do crime os companheiro e ex-companheiros das vítimas. Eles são responsáveis por 75% dos crimes.

Foto destaque: Violência contra a mulher. Reprodução/ Febrasgo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo