Colunista

Pensamentos que o Trader deve evitar quando operar

Você quer ficar rico rápido? Com certeza isso não existe, pelo menos no mercado de ações. Para isso, saiba alguns pensamentos que você deve evitar ao operar.

3 min de leitura
08 Set 2022 - 16h15 | Atualizado em 08 Set 2022 - 16h15

A capacidade de controlar as emoções na vida de um trader é uma ferramenta essencial para o sucesso neste campo. Durante a volatilidade do dia a dia do mercado, principalmente nos dias mais difíceis e variáveis para o mercado de ações, manter a calma e saber lidar com as emoções é fundamental para seguir as estratégias traçadas.
Por isso, na matéria de hoje vamos considerar aspectos mentais que todo investidor deve relevar. Bem-vindos à minha coluna e vamos para mais uma aula!


Mentalidade x Negociação
Primeiramente, você deve saber que negociar é 80% de controle de emoções e 20% de análise. Não que você seja contra o mercado. É só você. Sua impressão do ambiente e seu comportamento dependem inteiramente de você. O mercado não te obriga a fazer nada.Então não são "eles" que fazem seu legado desaparecer. Saiba como é ser um trader e quem está no comando. Além disso, não culpe os outros por seus fracassos. Entenda que você é responsável por suas ações, que acabam resultando em ganho ou perda.
A beleza e o encanto do mercado financeiro são as emoções e os nervos à flor da pele. A negociação pode ser viciante.
Agora, você sabe por que os cassinos adoram clientes bêbados e muitas vezes dão bebidas grátis? Bebidas pode emocioná-lo, o que pode afetar a maneira como você encara o jogo e toma decisões precipitadas. Por isso, assim como a bebida, que deixa você vulnerável, o mercado de ações exige que você seja focado, para não tomar decisões precipitadas.


Trader. (Foto: Reprodução/energepic/Pexels)


“Quero ficar rico rapidamente”
Essa é a frase que os iniciantes sempre dizem, não é? Sabe por que? Todos nós queremos e desejamos ter uma vida financeira ativa, na qual possamos nos sustentar ou até mesmo viver melhor.
Quando estudamos os fundamentos da economia, aprendemos que uma das suposições era que o preço de um bem ou serviço é determinado pelas leis de oferta e demanda. Colocando essa teoria em termos de mercado, podemos dizer que a lei da oferta e da demanda é baseada na ganância e no medo.
Uma compreensão da disponibilidade e da ganância implícitas na economia leva, em última análise, a uma sensação de medo, o que pode nos afastar dessa teoria de que “é fácil ficarmos riscos”. Aos poucos, percebe-se que é muito pior para um trader perder X dólares do que não ganhar X dólares. Podemos ver que a tolerância ao risco muitas vezes pode ser baixa. Por isso, não caia nem no medo, nem na ganância.


“Preciso estar 24 horas no mercado”
NÃO! Você deve estar no momento CERTO. Não se force a ganhar grandes prêmios só porque já perdeu uma grande parte ou porque já começou a negociar sem uma boa margem.
É difícil desenvolver e manter o equilíbrio quando você está sob algum tipo de estresse financeiro. Não negocie com fundos que você não pode perder, então lembre-se sempre que o valor usado para pagar a conta não deve ser usado para negociação. Essa pressão pode fazer você se sentir obrigado a estar no mercado o tempo todo, fazendo muitas negociações desnecessárias.

“Meu lado emocional não interfere”
A nossa qualidade de vida pessoal é afetada pela família, amigos e todos os círculos sociais e certamente pode ter um impacto positivo ou negativo no desempenho de qualquer profissional.
Por exemplo, quando emoções negativas afetam a pessoa na mesa de operação, é difícil imaginar uma pessoa com desequilíbrio emocional agindo calma e racionalmente em casa.
Estresse, sobrecarga de tarefas e responsabilidades, relacionamentos tóxicos e doenças a que todos os seres humanos são suscetíveis são fatores que nos desequilibram e, quando combinados com outros desequilíbrios no trabalho, podem levar a crises, transtornos e doenças.
Em todas as áreas da vida, os desequilíbrios sempre pioram as coisas. Para um trader, É muito importante manter a calma, pensar friamente e analisar cada operação como se fosse a última de sua banca!

Foto Destaque: Reprodução/Freepik/@standret

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo