Beleza

Pele oleosa pode ter solução

Os cuidados com a pele oleosa podem ir além de ter que lavar o rosto vinte vezes por dia, pelo contrário, não é recomendável por dermatologistas, mas existem outras opções.

3 min de leitura
08 Dez 2022 - 18h30 | Atualizado em 08 Dez 2022 - 18h30

A pele oleosa é causada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas e acarreta maior propensão ao surgimento das espinhas e dos cravos, e normalmente atinge até 90% das mulheres. Mas não se engane, pois, homens possuem a pele mais oleosa que mulheres. Já aqueles que cultivam barbas longas e volumosas, tendem sofrer ainda mais com o problema, resultando em pele e fios oleosos.

O excesso de oleosidade na pele é um fator biológico provocado pelos hormônios, principalmente a testosterona, que age nas glândulas sebáceas, aumentando a criação de sebo. Mas deve-se ter cuidado, pois caso exagere na limpeza da pele pode causar o ressecamento e remover o manto lipídico da pele, que funciona como uma espécie de barreira protetora e pode acontecer efeito rebote que nada mais é que o aumento da produção de sebo.

Por um lado, a pele super oleosa e, por outro lado, a pele ressecada que terá o dobro do efeito do sebo. A melhor opção no caso de pele oleosa é a hidratação, pode parecer contraditório e errôneo, mas a hidratação da pele se faz necessário, mesmo tendo uma pele extremamente oleosa. O uso constante de um hidratante é indispensável para evitar o efeito rebote e manter a oleosidade estável.


Limpeza do rosto (Foto: Reprodução/ Alena Darmel/ Pexels)


Dermatologistas afirmam ser um mito que a pele oleosa não precisa ser hidratada e que por ser oleosa já tem hidratação natural, pelo medo de possa causar espinhas e cravos. Mas oleosidade é o oposto da hidratação: enquanto a primeira se refere ao excesso de sebo, a segunda trata da abundância de água na pele.

Cada pele é de um jeito, cada corpo absorve de uma forma diferente que o outro, no entanto, vale a afirmar que o essencial é sempre evitar hidratantes, cremes, maquiagens com oil-free, pois tendem a deixar a pele pegajosa e com aquele brilho de sebo resultando em espinhas e cravos. Procure produtos com a hidratação prolongada e o ideal é limpar a pele apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, com propensão a produtos específicos para a pele oleosa.

Manter uma rotina saudável é essencial para uma pele hidratada e bonita, tomar água e usufruir constantemente de protetor solar se de necessidades indispensáveis. Procure uma dermatologista e tire todas as suas dúvidas, uma pele saudável é uma pele bem cuidada.

 

Foto destaque: Rosto sem oleosidade. Reprodução/ Furkan Salihoğlu/ Pexels

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo