Beleza

Pele de verão: Dicas para evitar os danos causados pelo sol

A exposição solar exagerada ocasiona inúmeros danos à pele, até mesmo o câncer. Saiba como conquistar o bronzeado no verão sem se expor aos raios ultravioletas do sol.

3 min de leitura
11 Jan 2022 - 18h57 | Atualizado em 11 Jan 2022 - 18h57

O verão é a época mais quente e ensolarada do ano. Com isso, as praias, piscinas e parques ficam lotadas de gente procurando se divertir e pegar aquele bronzeado. Porém, o sol em excesso causa uma série de problemas como flacidez cutânea, manchas, queimaduras, insolação, envelhecimento precoce, e ainda, quando cumulativo, aumenta as chances de desenvolvimento de câncer de pele. Para te ajudar, listamos algumas dicas de experts para você aproveitar o verão com segurança.


modelo aproveitando o verão (Foto:Reprodução/Pexels) 


Protetor Solar

O protetor solar é um produto indispensável em qualquer estação do ano, principalmente no verão é super importante usar. A dermatologista Ana Paula Fucci explica: “Deve-se utilizar aqueles com FPS igual ou maior do que 30. Para o corpo, temos algumas boas apresentações em loções e sprays, que facilitam a espalhabilidade do produto. Já para o rosto, é importante observar que o filtro seja adequado ao tipo de pele (oleosa, mista ou acneica, por exemplo)”.

Muita gente não sabe, mas os filtros solares precisam ser usados também nos dias nublados. “Neles a insolação pode ser menor, algo em torno de 40% a menos. Entretanto, a emissão de raios ultravioleta independe de o céu estar ou não ensolarado, exigindo o uso do protetor da mesma forma” diz o dermatologista Renato Pazzini

Marquinha

Para você que adora exibir aquela marquinha de dar inveja, saiba que qualquer bronzeado causa danos ao corpo. “O bronzeado deve ser evitado, principalmente se adquirido usando produtos que aceleram o processo. A exposição solar, quando ocorrer, deve ser por pouco tempo (uma média de cinco minutos) e nos melhores horários, isso pensando mais nos benefícios do sol do que na mudança de cor da pele”, alerta a dermatologista Gislaine Sales Gomes Lara.

Nesse caso, os dermatologistas indicam os cremes bronzeadores sem sol. Eles são como uma maquiagem temporária, que sai depois de alguns dias, e não traz os danos da exposição excessiva ao sol. “Os bronzeadores artificiais (autobronzeadores ou os do tipo a jato) funcionam a partir de uma reação química com substâncias presentes na pele, sendo uma alternativa segura para quem gosta que ela fique mais dourada”, afirma a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité.

Queimaduras

Se mesmo após tomar todos os cuidados você perceber que a sua pele está vermelha, ardendo ou descamando, a solução é evitar se expor novamente ao sol. “A pele já está danificada e precisa de iniciativas que busquem sua renovação e recuperação, como o uso de produtos pós sol (trazendo alívio imediato), da água termal e de hidratantes mais densos, em cremes ou manteigas”, diz a dermatologista Luciana Garbelini.

 

Foto destaque: Camila Queiroz.Reprodução/Instagram@camilaqueiroz 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo