Notícias

Pela primeira vez, Índia ultrapassa a China em quantidade populacional

Após décadas de hegemonia em números populacionais, a China foi ultrapassada pela Índia. A população indiana cresceu devido a alta fertilidade e a queda da mortalidade infantil.

29 Abr 2023 - 16h53 | Atualizado em 29 Abr 2023 - 16h53
Pela primeira vez, Índia ultrapassa a China em quantidade populacional  Lorena Bueri

A Índia ultrapassou a China em tamanho de população neste mês de Abril, de acordo com projeções da ONU. Com essa atualização, pela primeira vez em séculos, a China deixou de ser a nação com a maior população, deixando assim, a Índia assumir esse posto. A data exata para essa mudança acontecer no ranking dos países mais populosos ainda não foi informada, mas a ONU informou que essa atualização aconteceu em algum momento deste mês de abril. Atualmente, a Índia tem 1,428 bi de habitantes, já a China tem cerca de 1,425 bi de habitantes

Desde os anos 50, quando a ONU começou esse processo de contabilização do tamanho da população do mundo, os chineses sempre permaneceram como a nação mais populosa de todo o mundo, com uma grande distância do segundo colocado. A China possivelmente já era o país mais populoso do mundo por centenas de anos. É estimado que  no ano de 1750, havia mais de 223 milhões de chineses, o que a tornava a nação mais populosa do mundo naquele ano.


População indiana (Foto: Reprodução/Gettyimages)


A China tem uma população muito envelhecida e com o crescimento parado. Já nos anos 80, a China instituiu a “política do filho único”. E esse foi o motivo para a estagnação do crescimento, mesmo depois do fim dessa política criada pelo governo chinês. Agora, as projeções dos especialistas é que a população chinesa está prestes a encolher. Especialistas acreditam que até o ano de 2050 a população chinesa será 8% menor do que a atual.

Já a Índia, tem uma população muito jovem, e uma taxa de fertilidade muito alta. O país também tem uma queda acentuada na mortalidade infantil nessas últimas três décadas. O país indiano tem uma média de nascimentos de bebês a cada ano muito maior do que qualquer outro país, enquanto a China enfrenta mais mortes a cada ano do que nascimentos.

A população do país indiano deve continuar em crescimento: devendo atingir seu pico em 2064, com aproximadamente 1,7 bilhão de pessoas — um número 50% maior que a população chinesa.

 

Foto destaque: Bandeiras da Índia e China (Foto: Reprodução/Aboodi Vesakaran/Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo