Mundo Animal

Peixes precisam ser resgatados de rio seco na Espanha

Ação aconteceu no Rio Onyar, em Girona, devido ao baixo nível de água do Rio. Outras ações como essa já foram realizadas pelo país, inclusive esse ano, na Catalunha

27 Abr 2023 - 10h22 | Atualizado em 27 Abr 2023 - 10h22
Peixes precisam ser resgatados de rio seco na Espanha Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (26), inúmeros peixes foram resgatados do Rio Onyar, em Girona na Espanha. Devido à queda do nível da água na região, as autoridades do país acionaram a ação, junto a um grupo de especialistas. 

Segundo o biólogo, Quim Pou, que estava presente na ação, esse resgate é feito através de uma prática bastante usada nessas situações.  

“Essa coleta de peixes é por meio de uma técnica comum nesses casos. É uma pesca elétrica que permite uma fácil captura de peixes em boas condições. O que, por sua vez, permite posteriormente selecionar os peixes e dar-lhes um destino diferente de acordo com as suas características”  

Além disso, Quim Pou explica o que acontece com os peixes resgatados. 

“As espécies introduzidas, que não são nativas, são abatidas de acordo com a legislação vigente, enquanto as nativas são devolvidas ao seu ambiente natural, neste caso são transferidas para um trecho adequado com níveis de água suficientes” 

Neste caso específico, os animais foram realocados no rio Ter, a cerca de 10 km de distância, e que possuem o nível de água consideravelmente mais alto. 


O momento em que os peixes estavam sendo retirados do Rio (Reprodução/Twitter Noticiário TVE)


Em março, outra ação desse tipo já havia sido feita, em Sal na Catalunha. Os reservatórios estavam com apenas 10% de sua capacidade, obrigando o governo a montar uma ação para a retirada de toneladas de peixes. 

O motivo dessa seca na Espanha, se deve pela falta de chuva no país. Segundo relatos, o país está há 36 meses seguido com chuvas abaixo da média. Há locais, como Catalunha e Andaluzia, que os reservatórios estão com cerca de 25% de sua capacidade total, apesar da média no país estar em aproximadamente 50%. 

Segundo a Aemet, a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha, confirmou que o abril deste ano, será o abril com o calor mais intenso, na história, desde que começaram a ser feito os registros. 

Importante destacar, que o ano de 2022 já havia sido o ano mais quente no país, desde 1961, quando começaram a realizar os registros oficiais. 

Foto Destaque: A retirada dos peixes do Rio Onyar, em Girona. (Reprodução/Reuters)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo