Notícias

Partido de Bolsonaro diz a Fachin que acredita nas urnas eletrônicas

Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), promete que o partido vai fiscalizar as eleições e evitar tumultos. Afirmação foi feita em reunião com Fachin no TSE.

28 Jul 2022 - 09h14 | Atualizado em 28 Jul 2022 - 09h14
Partido de Bolsonaro diz a Fachin que acredita nas urnas eletrônicas Lorena Bueri

Valdemar Costa Neto, presidente do partido de Jair Bolsonaro, encontrou-se nessa quarta-feira (27), com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin. A audiência foi a pedido da legenda e Costa Neto declarou a Fachin, que o partido acredita no sistema de votação e na credibilidade das urnas eletrônicas. Junto ao presidente do PL, esteve presente também o número dois do partido, o deputado Capitão Augusto (PL-SP).

Interlocutores de Costa Neto disseram que o encontro foi amistoso e o objetivo foi distensionar o ambiente entre Bolsonaro e integrantes do Poder Judiciário. A intenção é que o dirigente do PL, que é um experiente político do Centrão, atue como ‘bombeiro” e consiga manter o canal de diálogo com os ministros do TSE, mesmo com a postura agressiva de Bolsonaro e seus apoiadores. Nesse encontro, Costa Neto explicou que o partido desistiu de indicar uma empresa para auditar as eleições e apresentou os nomes técnicos que vão participar do grupo criado pela Corte para atuar na fiscalização do pleito deste ano.


Urnas letrônicas são alvos de ataques do presidente Bolsonaro. (Foto: Rafapress/Shutterstock)


Essa fala do líder do PL, no entanto, diverge dos discursos de ataques do candidato do partido a reeleição presidencial, Jair Bolsonaro. Até mesmo durante a convenção do partido no domingo (24), quando o nome do presidente foi oficializado como candidato a reeleição, Bolsonaro fez novos ataques às urnas eletrônicas.

Em maio, o presidente defendeu uma auditoria nas urnas antes das eleições e no dia 18 de julho, em reunião com embaixadores de países estrangeiros residentes no Brasil, o chefe do executivo disse que o TSE atenta contra a as eleições e a democracia, e fez referência a um suposto inquérito da Polícia Federal (PF) sobre uma invasão hacker à rede do TSE em 2018, mas sem apresentar provas desse fato.

Desde que as urnas eletrônicas foram implementadas, integralmente a partir de 2000, nunca houve alguma comprovação de fraude nas eleições brasileiras, mesmo após os resultados serem contestados. Além do TSE, o MPE (Ministério Público Federal) e estudos independentes, garantem a segurança da votação nas urnas eletrônicas.

Foto destaque: Costa Neto e Jair Bolsonaro em aparente harmonia, mesmo com discursos diferentes sobre as eleições. Reprodução: Redes Sociais

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo