Nesta terça-feira (27), o Santos promove a estreia do novo terceiro uniforme, diante do Athletico, que tem como foco homenagear a África. A partida é válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h, na Vila Belmiro.
A referência da camisa foi o amistoso durante uma guerra civil na Nigéria, no fim da década de 60. Na ocasião, o peixe foi a convite do governo local. O Santos viajou para uma área de confronto e promoveu uma partida amistosa contra a seleção do Centro-oeste do país.
Esse é o famoso amistoso que ficou conhecido como o episódio em que Pelé parou uma guerra.
Santos entrará em campo com o novo uniforme nesta terça-feira, contra o Athletico. (Foto: Reprodução/Instagram)
Para solenizar o novo uniforme, o Santos terá a presença de embaixadores da África aqui no Brasil, em um evento no Memorial das Conquistas.
Além disso, o peixe receberá 100 africanos refugiados, a maior parte é nigeriano, que são atendidos pela Ong Pacto Pelo Direito de Migrar (Pdmig). Dentre esse montante, 11 são crianças que entrarão em campo com um dos jogadores do Santos e uma delas terá o privilégio de entregar a bola do jogo para árbitro.
Nas arquibancadas da vila mais famosa do mundo, também terá a presença de convidados da ACNUR, a Agência de Refugiados da ONU, e do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
Já no campo, antes da bola rolar, haverá uma leitura de um manifesto do clube praiano em homenagem à África. As convidadas são a cantora Bivolt e a atriz Pathy De Jesus, ambas torcedoras do Santos.
Outra atração que será promovida, é a Cia. Tribo, que fortalece o trabalho de pesquisa, resgate e divulgação da cultura afro através da dança. O serviço tem parceria do Centro Cultural Africano. Durante as homenagens, será realizada uma volta em campo com todas as 23 bandeiras de países da África.
No uniforme também terá novidades: tanto os números quanto os patrocínios estarão com padronização africana, além disso, terá um patch comemorativo. Os nomes dos atletas serão substituídos por países homenageados.
Foto Destaque: O Santos promoverá a estreia do novo uniforme em homenagem ao continente africano. Reprodução/Instagram