Tech

Papa reflete sobre o uso da tecnologia avançada entre os humanos e o limite deste uso

Ele falou sobre o comportamento humano em relação ao uso de tecnologia dando ênfase nas consequências que isto pode gerar e explicou as razões para as pessoas usufruirem tanto deste meio

01 Mai 2023 - 10h59 | Atualizado em 01 Mai 2023 - 10h59
Papa reflete sobre o uso da tecnologia avançada entre os humanos e o limite deste uso Lorena Bueri

O Papa Francisco falou sobre a tecnologia e seus avanços em situações especificas neste domingo (30) em Budapeste, num encontro com pessoas de universidades e do universo cultural da Hungria na Faculdade de Informática e Ciências Biônicas da Universidade Católica Péter Pázmány. Neste último compromisso público no local o papa aconselhou sobre o uso da tecnologia.

Ele refletiu diante da vida humana em relação aos avanços no uso de tecnologia complementando com as consequências que isto pode gerar, usando a crise na natureza como exemplo, "A vida pode permanecer viva? É uma questão que, especialmente neste lugar, onde há o aprofundamento na informática e nas ciências biônicas, é boa de ser feita. De fato, o que Romano Guardini vislumbrou, parece evidente nos nossos dias: pensemos na crise ecológica, com a natureza que está simplesmente reagindo ao uso que fizemos dela”, refletiu.

O Papa também falou sobre como as pessoas estão utilizando até o limite do meio tecnológico e disse que é necessário pensar na falta de limites que está junto com a lógica do “podemos fazer desde que seja lícito”, "Pensemos também na vontade de colocar no centro de tudo não a pessoa e suas relações, mas o indivíduo centrado em suas próprias necessidades, ávido para ganhar e voraz em lidar com a realidade. E pensemos na consequência: a erosão dos laços comunitários, para a qual a solidão e o medo, as condições existenciais, parecem transmutar-se em condições sociais", afirmou.


O uso da tecnologia avançada está cada vez mais frequente entre as pessoas (Reprodução/Freepik)


Ele complementa explicando que as pessoas independentemente de suas situações de adaptação social, acham refúgio na tecnologia pensando que isto irá melhorar as coisas, "Quantos indivíduos isolados, muito sociais ou pouco sociais, recorrem, como em um círculo vicioso, aos consolos da técnica para preencher o vazio que sentem, correndo de maneira ainda mais frequente, enquanto sucumbem a um capitalismo selvagem, sentindo como mais dolorosas as próprias fraquezas em uma sociedade onde a velocidade exterior está ao lado da fragilidade interior", pontuou.

Para o Papa Francisco é necessário analisar os aspectos sociais acima, pois “um certo uso dos algoritmos pode representar um novo risco de desestabilização do humano", se referindo aos modos de consumo das pessoas ao fazer o uso.

Após a reflexão do líder religioso podemos concluir que o comportamento humano é o que vai definir os resultados das coisas tanto artificiais, quanto naturais no mundo.

Foto destaque: Papa Francisco reflete e aconselha em encontro público. Reprodução/Alessandro Di Meo/Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo