Turismo

Países para conhecer com a moeda desvalorizada

É possível viajar gastando pouco? Sim! Aqui listamos alguns países onde o real é mais valorizado para você conhecer, além de algumas dicas na hora de planejar o destino final da sua viagem de forma econômica.

11 Out 2022 - 12h00 | Atualizado em 11 Out 2022 - 12h00
Países para conhecer com a moeda desvalorizada  Lorena Bueri

Todo turista sabe que o planejamento financeiro é o nosso maior aliado na hora de economizar nas viagens. É preciso conhecer bem o seu orçamento e considerar cada custo do local de destino: passagens, hospedagens, passeios, alimentação, transporte e as compras.  Por isso, o valor da moeda local faz toda diferença na hora de escolher o seu roteiro.

Países em que o real está valorizado são uma ótima escolha pra quem quer sair do país gastando pouco. Pesquisar bem sobre a moeda local é essencial para garantir uma viagem econômica e vantajosa.  Muitos destinos estão na mira dos turistas não apenas pelas paisagens deslumbrantes e experiências únicas, mas também pelo custo-benefício.

Porém, a desvalorização da moeda não deve ser o único fator analisado. A inflação também deve ser pesquisa com cautela, já que uma inflação muito alta pode deixar os produtos e serviços muito caros, diminuindo o poder de compra do turista. Comparar o preço de refeições diárias, transportes públicos e passeios com os preços no Brasil pode ajudar na percepção do seu poder de compra.

Na América Latina, o real é a quarta moeda mais valorizada, atrás apenas do Peru (sóis), Uruguai (pesos) e México (pesos). Por isso, se torna um local muito atrativo para os turistas, além da maior proximidade e da língua latina. A Argentina, com maior desvalorização da moeda em relação ao dólar, é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. A cotação oficial do país compete com um mercado informal, em que o peso argentino pode chegar até menos da metade do valor oficial.


Andes chilenos atrem turistas para esquiar (Foto: Reprodução/321 Chile)


Paraguai e Chile são outros dois destinos muito frequentes, também conhecidos pelo seu baixo valor. Também é importante conhecer a economia local, para entender quais são as produções que se destacam em cada região e poder economizar a partir disso. O Chile, assim como a Argentina, é um grande produtor de vinho, por isso oferece um excelente roteiro para conhecer vinícolas e fazer degustações de vinho, tudo a preços ótimos. Em terras chilenas se consome grande variedade de frutos do mar, devido a sua posição geográfica, por isso, a carne vermelha pode ser mais cara. Todos esses fatores precisam ser considerados no planejamento da sua viagem.


Região da Capadócia é famosa por céu tomado de balões (Foto: Reprodução/Centro Cultural Brasil Turquia)


Não é só na América Latina que encontramos países onde o real é mais valorizado. Para quem busca sair do continente, a Turquia (lira) com a moeda menos valorizada é uma ótima opção. Pra quem achava que conhecer Istambul ou passear de balão na Capadócia era um sonho distante, ele pode estar mais perto do que imaginam muitos brasileiros. Outros países pouco exploradores mas com experiências riquíssimas a oferecer são o Marrocos (dirham) e o Egito (libras egípcias) e o melhor de tudo, pagando pouco.

Uma pesquisa completa pode fazer seu dinheiro render mais e garantir o sucesso da sua viagem. Se organize, se prepare e aproveite cada experiência sem peso no bolso ou na consciência.

Foto destaque: Argentina é um dos países mais visitados por brasileiros na América Latina Foto: Benjamin Rascoe on Unsplash

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo