Notícias

'País mais feliz do mundo', Finlândia está de prontidão para eventual guerra com a Rússia

A Finlândia tem planos de contingenciamento para diversas situações de calamidade; mais de 1/3 da população é reservista das Forças Armadas e 'cidades subterrâneas' estão preparadas para abrigar civis.

30 Mar 2022 - 19h22 | Atualizado em 30 Mar 2022 - 19h22
'País mais feliz do mundo', Finlândia está de prontidão para eventual guerra com a Rússia Lorena Bueri

A Finlândia, conhecida como “país mais feliz do mundo”, está se preparando para uma eventual guerra com a Rússia, o seu país vizinho. A Finlândia divide cerca de 1,3 mil quilômetros de fronteira com a Rússia e está preparada para este momento extremo desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Em entrevista para o jornal Financial Times, a ministra finlandesa dos assuntos europeus, Tytti Tuppurainem, afirmou que os finlandeses estão preparados e que não serão pegos de surpresa. “Nossa sociedade está preparada e treinada para situações assim desde a Segunda Guerra Mundial. Uma ameaça de guerra não nos pegará de surpresa”, disse ela.

O país tem planos de contingenciamento para diversas situações de calamidade além de ter mais de 1/3 da sua população adulta entre os reservistas das Forças Armadas. A Finlândia tem uma rede de túneis que são consideradas verdadeiras “cidades subterrâneas” que foram construídas para abrigar civis em meio a bombardeios.

Estoque de alimentos e remédios

De acordo com reportagem feita pela Financial Times, a Finlândia consegue manter em estoque um abastecimento de pelo menos seis meses dos principais grãos e combustíveis. O país também obriga as farmacêuticas a guardarem remédios e substâncias importadas à equivalente a dez meses de uso.

Abrigos e túneis

As construções mais novas da Finlândia também foram projetadas para serem abrigos antibomba em seu subsolo. Em áreas que não há proteção suficiente, as pessoas podem se abrigar em estacionamentos subterrâneos, ringues de gelo e clubes. Ao todo 54 mil abrigos já foram construídos. Eles conseguem abrigar mais de 4,4 milhões de pessoas, declara o Ministério do Interior.

São mais de 10 milhões de quilômetros quadrados na cidade subterrânea, o plano de urbanização começou na década de 1980 e continua até o momento. Segundo o Ministério do Interior, em 72 horas shoppings, termas, reservatórios e o metrô, podem ser convertidos em abrigos antibomba.

Finlândia e Otan

No mês passado a Finlândia declarou ser direito seu ingressar na Otan. Essa declaração foi a público após o Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertar que uma adesão da Suécia e da Finlândia à Otan, “teria sérias repercussões militares e políticas”.


Ameaças de Putin contra Finlândia e Suécia, países fazem fronteira com a Rússia (Reprodução/Youtube)


Os dois países, Finlândia e Rússia, já estiveram em guerra entre o ano de 1939 e 1940, ficando conhecida como “Guerra do inverno”. O enfrentamento foi brutal entre os finlandeses e soviéticos, a Finlândia conseguiu conter o avanço de Moscou, mas perdeu parte de seu território.

 

Foto destaque: Passagem subterrânea em Helsinki, túneo projetado para ser abrigo antibomba. Reprodução/Pertti Nisonen/G1.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo