Notícias

Pacotes suspeitos força embaixadas da Ucrânia a reforçarem segurança

Embaixadas e Consulados da Ucrânia no exterior estão reforçando a segurança após uma série de encomendas suspeitas serem entregues em diversos países.

02 Dez 2022 - 14h47 | Atualizado em 02 Dez 2022 - 14h47
Pacotes suspeitos força embaixadas da Ucrânia a reforçarem segurança Lorena Bueri

As embaixadas e consulados da Ucrânia no exterior estão sob medidas de segurança reforçadas após uma série de incidentes envolvendo pacotes ameaçadores, cartas-bombas e vandalismo em missões diplomáticas.

As embaixadas ucranianas na Hungria, Polônia, Croácia, Itália e Áustria, e os consulados em Nápoles, Cracóvia e Brun, relataram o recebimento de pacotes ensanguentados, contendo olhos de animais, esta semana.

Em uma publicação no Facebook, nesta sexta-feira (02), o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Oleh Nikolenko, disse que “As embalagens estavam embebidas em um líquido de cor característica e tinham um cheiro correspondente. Estamos examinando o significado desta mensagem.” Nikolenko relatou também outros incidentes além dos pacotes suspeitos, incluindo um caso de vandalismo na entrada da casa do embaixador ucraniano no Vaticano.

Um pacote enviado à Embaixada da Ucrânia em Madri, na quarta-feira (30), endereçado ao embaixador do país na Espanha, Serhiy Pohoreltsev, explodiu ao ser aberto.


Segurança foi reforçada em todas as embaixadas e consulados ucranianos na Europa, a exemplo de Madri, na Espanha. Foto: DW/ Deutsche Welle. 

“Temos motivos para acreditar que há uma campanha bem planejada de terror e intimidação das embaixadas e consulados ucranianos. Incapaz de parar a Ucrânia na frente diplomática, eles estão tentando nos intimidar”, disse o ministro das Relações Exteriores Dmytro Kuleba, que acrescentou um pedido aos governos estrangeiros para a garantia da proteção máxima às instituições diplomáticas ucranianas.

O consulado de Brun, cidade que fica no sudeste do consulado da República Tcheca, foi evacuado pela polícia tcheca nesta sexta-feira (02). A evacuação ocorreu após o recebimento de um pacote que apresentou suspeitas de conter um explosivo dentro. Após investigar o pacote, a polícia informou que não havia nenhum risco no pacote, acrescentando que não haviam informações que indicassem que as pessoas no consulado e nos arredores imediatos corressem algum perigo.

“A análise inicial sugere que a embalagem continha tecido animal. Uma análise detalhada será realizada em laboratórios agora”, comunicou a polícia através de sua conta no Twitter.

 

Foto destaque: Manifestantes em praça em Kiev. Foto: Ivan Sekretarev / AP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo