Notícias

PRF aborda ao menos 610 transportes públicos de eleitores em blitze e descumpre ordem do TSE

Mesmo sob determinação do Ministro Alexandre de Moraes, a PRF realizou operações envolvendo o transporte público de passageiros neste domingo. Diretor-geral da PRF foi intimado pelo TSE

30 Out 2022 - 20h53 | Atualizado em 30 Out 2022 - 20h53
PRF aborda ao menos 610 transportes públicos de eleitores em blitze e descumpre ordem do TSE Lorena Bueri

Neste domingo (3) de segundo turno das Eleições 2022 a Policia Rodoviária Federal (PRF) fez 619 abordagens em operações ao transporte público de eleitores, descumprindo a determinação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes. No último sábado (29), o ministro ordenou que a PRF não realizasse operações no dia de votação, visando garantir a livre circulação de eleitores durante o segundo turno.

Segundo dados internos da PRF, foram realizadas 619 ações pelo órgão contra ônibus até 17h deste domingo. O número de fiscalizações foi três vezes maior do que no primeiro turno, onde foram 297 abordagens.

O percentual das operações pelo país nas primeiras horas da votação se distribuiu em:

- 272 operações no Nordeste (49,5%);

- 122 no Centro-Oeste (22,22%);

- 59 no Norte (10,7%);

- 48 no Sudeste (8,74%), e

- 48 no Sul (8,74%).


Relatos de abordagens da PRF (Reprodução/Twitter)


Dentre as abordagens 89 ações ocorreram somente no estado de Alagoas e 51 no Pará. Relatos de eleitores em redes sociais confirmam as operações de fiscalização da PRF, mesmo após suspensão das ações pelo TSE. Segundo a maioria dos relatos, todas abordagens ocorreram nas regiões Norte e Nordeste do país.

O diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, chegou a ser intimado pelo TSE para prestar os devidos esclarecimentos e interromper imediatamente as ações, sob pena de ser multado em R$ 100 mil a hora, ser afastado das funções e ser preso em flagrante por desobediência e crime eleitoral.


Vasques está no cargo de diretor-geral da PRF desde 2021 (Reprodução/Instagram)


No início da tarde, ele foi ao TSE prestar depoimento. Logo em seguida durante coletiva de imprensa ainda nesta tarde, Moraes afirmou que nenhum eleitor foi impedido de votar.

“Foi determinado à PRF que não fizessem operações que prejudicassem o transporte público dos eleitores, para evitar qualquer atraso ou principalmente que os eleitores pudessem chegar ao local de votação. O diretor da PRF, editou uma ordem de serviço, que todos viram, que não fosse conflitante as operações baseadas no código de trânsito brasileiro, fossem realizadas”, disse o ministro.

Durante entrevista para a imprensa na sede TSE, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que as operações serão apuradas.

 

 

Foto destaque: PRF em ação. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo