O Jornalista Dom Phillips e o Indigenista Bruno Araújo seguem desaparecidos desde o domingo (5), completando 9 dias hoje. Após a procura sem sucesso pelos dois, integrantes da União dos Povos Indígenas do Vale Javari (UNIVAJA) alertaram as autoridades sobre o desaparecimento.
Na segunda-feira (13), o cunhado do Jornalista, Paul Sherwood, informou que dois corpos tinham sido encontrados. Segundo ele, a informação foi repassada pelo representante da embaixada brasileira, Roberto Doring. A Polícia Federal (PF) e a associação indigena (UNIVAJA) negaram a informação de que os corpos tinham sido localizados.
Com auxílio do Exército Brasileiro, Marinha, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSPAM) e a Polícia Federal (PF), as buscas continuam nesta terça-feira (14). O Exército atua desde segunda-feira (13) a tarde na região do Vale do Javari, com combatentes especialistas da 16° Brigada de Infantaria de Selva, onde conhecem o terreno que acontecem as buscas . A equipe conta com aproximadamente 250 homens. Duas aeronaves, 20 viaturas e três drones apoiarão as investigações.
O local onde ocorre as investigações e procura pelos dois é conhecido por ser palco de conflitos de roubo de madeira, garimpo ilegal e até tráfico de drogas. Nesta terça-feira, Paul Sherwood, fez um post informando o que tinha acontecido. No post ele confirma que foi Roberto Doring que informou sobre os corpos encontrados na Amazônia. Veja o post abaixo, que teve o apoio dos familiares do jornalista desaparecido.
UK based family of Dom Phillips have issued the following: pic.twitter.com/5CXUzDXAGT
— Paul Sherwood (@paulsherwood6) June 14, 2022
Post de Paul Sherwood (Foto: Reprodução/twitter)
Durante uma audiência na Câmara na quarta-feira (8), o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, comentou sobre o caso e disse não "ter noção do que possa ter acontecido". Equipes de buscas encontraram um "matérial orgânico aparentemente humano", em um rio, próximo ao porto de Atalaia do Norte, na sexta-feira (10). O material foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da PF. Já no domingo (12), bombeiros encontraram uma mochila, um notebook e um par de sandálias na área onde são feitas as buscas. A noite, a Polícia Federal (PF) confirmou que os pertences encontrados são mesmo do Dom Phillips e Bruno Araújo.
Foto Destaque : Dom Phillips e Bruno Araújo. Reprodução/G1.