Saúde

Ozempic: Remédio que trata diabetes é usado para emagrecer e está em falta nas farmácias

Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk, informa que o abastecimento deverá ser normalizado até o segundo trimestre deste ano; Anvisa liberou utilização da medicação para tratar casos de obesidade.

08 Mar 2023 - 19h35 | Atualizado em 08 Mar 2023 - 19h35
Ozempic: Remédio que trata diabetes é usado para emagrecer e está em falta nas farmácias Lorena Bueri

Segundo relatos, o medicamento Ozempic, que serve para tratamento de casos de diabetes tipo 2, está em falta nas farmácias. O desabastecimento ocorre após uma liberação por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que permite que o remédio seja utilizado para emagrecer, já que o medicamento inibe o apetite.

Segundo o fabricante, o reabastecimento de atacadistas, distribuidores e farmácias deve ser normalizado durante o segundo semestre deste ano.

Em entrevista a BandNews, Marcela De Biase utiliza o remédio há três anos no controle da glicemia, mas tem enfrentado dificuldades para comprar a medicação. “Há duas semanas, fui à uma farmácia no Rio de Janeiro e não tinha. O farmacêutico explicou as dificuldades para repor o estoque. Em outros lugares, não tem. Fico preocupada, porque demorei para me adaptar a um remédio”, explicou.


Pessoa fazendo uso do ozempic (caneta de insulina) (Foto: Reprodução/JC Online)


Desde janeiro, o uso da caneta injetável no Brasil aumentou para tratar casos de obesidade. O medicamento pode ser comprado sem receita e custa em cerca de R$ 800.

A recomendação feita pelo endocrinologista, Márcio Krakauer, é que o uso dever ser feito com supervisão médica e chama atenção para o uso da caneta injetável sem acompanhamento. “São inúmeros efeitos adversos, quando alguém toma sem orientação. Há pacientes que não podem tomar de jeito nenhum.” ressaltou em entrevista ao BandNews.

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Levimar Araújo, reforça que o tratamento não deve ser interrompido, pois do momento que o tratamento é interrompido as taxas glicêmicas podem aumentar. “A nossa orientação é para que os médicos busquem outras alternativas diante do atual cenário. Os pacientes podem tomar outros remédios”, explica.

A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) orienta aos pacientes com diabetes tipo 2 que utilizam o medicamento ozempic, que procurem ajuda médica caso não consiga encontrar o remédio. Em comunicado a SBD, diz ter outra preocupação que é o alto consumo do Ozempic pode acabar afetando a produção de canetas de insulina, o que prejudicará milhões de pacientes que necessitam desse medicamento.

 

Foto Destaque: Medicamento Ozempic. Reprodução/RFI.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo