Notícias

Ovidio Guzmán tem um histórico com narcotráfico, assassinato e pedido de extradição

Ovidio Guzmán López, “El Ratón”, foi capturado nesta quinta-feira durante uma operação policial marcada por confrontos a tiros em Caliacán. Ele é o filho do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán.

07 Jan 2023 - 17h00 | Atualizado em 07 Jan 2023 - 17h00
Ovidio Guzmán tem um histórico com narcotráfico, assassinato e pedido de extradição Lorena Bueri

Ovidio Guzmán Lopez, apelidado de "El Ratón" ou "El Nuevo Ratón" ("O rato" ou "O novo rato"), é filho de Joaquín Guzmán ou como é conhecido "El Chapo" ele chefiava o cartel de Sinaloa até ser detido.

Ovidio é considerado um criminoso perigoso. Tráfico de cocaína, metanfetamina e maconha, essas são as substâncias que estão no centro de acusação contra ele. Existe um único processo conhecido contra ele, que foi aberto em um tribunal de Washington, nos Estados Unidos, a acusação é sobre tráfico de drogas, embora as autoridades digam que Guzmán também está por trás de vários assassinatos.

A prisão do El Ratón gerou bloqueios em diferentes estradas em Culiacán, a capital do estado de Sinaloa, houve também distúrbios em diferentes partes da cidade, veículos foram incendiados e houve relatos de civis sendo retirados de seus carros, o que paralisou a cidade.


Veículos em chamas em Culiacán, no México. (Reprodução/Leo Espinoza/Revista Espejo via Reuters)


Na quinta-feira (5) a captura de Ovidio desencadeou uma espiral de violentos protestos e caos no estado de Sinaloa, obra da organização criminosa. O líder do Cartel de Sinaloa foi detido quatro dias antes da chegada do presidente americano, Joe Biden, ao México, para a Cúpula de Líderes da América do Norte.

Marcelo Ebrard, é o ministro de Relações Exteriores, ele informou na quinta-feira que já existia desde setembro de 2019 um pedido de extração, porém ele descarta que a prisão esteja relacionada à visita de Joe na próxima semana.

“Não tem nada a ver, esta operação foi mantida em extremo sigilo pelas autoridades encarregadas de realizá-la e não houve nenhuma consulta política no Gabinete”afirmou Ebrard. 

Ele comenta que é improvável que o filho de Joaquín seja extraditado nos próximos dias, já que o processo de extradição é demorado e também há processos judiciais abertos no México.

Ele informa que a captura foi produzida por uma ordem no país e não pelo pedido de prisão emitido por Washington.

Após a sua captura, as Forças Armadas transferiram Ovidio para a capital mexicana e o colocaram à disposição do Ministério Público Federal para que se averigue a sua situação jurídica.

Foto Destaque: Ovidio Guzmán López. (Reprodução/IMDb)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo