Saúde

Outubro rosa, mês de cuidados e amor sobre as mulheres

Segundo o Inca, a doença é o causador do maior número de mortes por câncer na população feminina brasileira, apesar de acometer, principalmente, mulheres, a enfermidade também pode ser vista em homens.

3 min de leitura
28 Set 2022 - 08h30 | Atualizado em 28 Set 2022 - 08h30

O décimo mês do ano, há algum tempo, vem ganhando nuances cor-de-rosa para tratar de um assunto público, urgente e bastante sério: o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa incentiva o autoexame, a realização de mamografias, exame de padrão-ouro para diagnosticar possíveis tumores, e também presta apoio a quem está nessa batalha.

Até porque, as possibilidades de ganhar a luta são reais. Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), as possibilidades de ter o câncer curado podem chegar a 95% se a pessoa for diagnosticada precocemente. 

A atitude também presta apoio a quem já está com a doença. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama atinge especialmente as mulheres, principalmente as que possuem mais de 50 anos. 

O Câncer de mama é uma doença definida pela sua multiplicação desordenada de células da mama causando tumor. Apesar de acometer, principalmente, mulheres, a enfermidade também pode ser vista em homens.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há várias classes de câncer de mama. Entre eles alguns podendo ter um desenvolvimento rápido, enquanto os outros possuem um lento. A maioria dos casos, quando tratados cedo, podem ser tratados.


Outubro Rosa (Foto: Reprodução/Pexels)


Não há um motivo específico para a doença. Contudo, fatores ambientais, genéticos, hormonais e comportamentais podem aumentar a chance de desenvolvimento da enfermidade. Além disso, as possibilidades aumentam com a idade, sendo comum em pessoas com mais de 50 anos.

Apesar de haver grandes hipóteses sobre a cura se houver o diagnóstico precocemente, o câncer de mama é complexo. Em muitos casos, leva a energia, os cabelos, os seios, a autoestima e, em alguns casos, a vida. Segundo o Inca, a doença é o causador do maior número de mortes por câncer na população feminina brasileira.

Os principais sintomas da doença são o crescimento de caroços ou nódulos endurecidos e geralmente indolores. Além desses, alteração no aspecto da pele ou do bico dos seios, saída espontânea de líquido de um dos mamilos, nódulos ou caroços também na região no pescoço e axilas, além da pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja são outros sintomas.

 

 

Foto destaque: Calendário outubro rosa. Reprodução pexels.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo