Saúde

Outubro rosa, mês de cuidados e amor sobre as mulheres

Segundo o Inca, a doença é o causador do maior número de mortes por câncer na população feminina brasileira, apesar de acometer, principalmente, mulheres, a enfermidade também pode ser vista em homens.

28 Set 2022 - 08h30 | Atualizado em 28 Set 2022 - 08h30
Outubro rosa, mês de cuidados e amor sobre as mulheres Lorena Bueri

O décimo mês do ano, há algum tempo, vem ganhando nuances cor-de-rosa para tratar de um assunto público, urgente e bastante sério: o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa incentiva o autoexame, a realização de mamografias, exame de padrão-ouro para diagnosticar possíveis tumores, e também presta apoio a quem está nessa batalha.

Até porque, as possibilidades de ganhar a luta são reais. Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), as possibilidades de ter o câncer curado podem chegar a 95% se a pessoa for diagnosticada precocemente. 

A atitude também presta apoio a quem já está com a doença. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama atinge especialmente as mulheres, principalmente as que possuem mais de 50 anos. 

O Câncer de mama é uma doença definida pela sua multiplicação desordenada de células da mama causando tumor. Apesar de acometer, principalmente, mulheres, a enfermidade também pode ser vista em homens.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há várias classes de câncer de mama. Entre eles alguns podendo ter um desenvolvimento rápido, enquanto os outros possuem um lento. A maioria dos casos, quando tratados cedo, podem ser tratados.


Outubro Rosa (Foto: Reprodução/Pexels)


Não há um motivo específico para a doença. Contudo, fatores ambientais, genéticos, hormonais e comportamentais podem aumentar a chance de desenvolvimento da enfermidade. Além disso, as possibilidades aumentam com a idade, sendo comum em pessoas com mais de 50 anos.

Apesar de haver grandes hipóteses sobre a cura se houver o diagnóstico precocemente, o câncer de mama é complexo. Em muitos casos, leva a energia, os cabelos, os seios, a autoestima e, em alguns casos, a vida. Segundo o Inca, a doença é o causador do maior número de mortes por câncer na população feminina brasileira.

Os principais sintomas da doença são o crescimento de caroços ou nódulos endurecidos e geralmente indolores. Além desses, alteração no aspecto da pele ou do bico dos seios, saída espontânea de líquido de um dos mamilos, nódulos ou caroços também na região no pescoço e axilas, além da pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja são outros sintomas.

 

 

Foto destaque: Calendário outubro rosa. Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo