Saúde

Outubro Rosa: Saiba quais exames para prevenir e detectar o câncer de mama

Veja mais a respeito de exames que podem ser feitos para prevenir e detectar do câncer de mama. O diagnóstico precoce é de suma importância para o tratamento

05 Out 2022 - 09h41 | Atualizado em 05 Out 2022 - 09h41
Outubro Rosa: Saiba quais exames para prevenir e detectar o câncer de mama Lorena Bueri

O Outubro Rosa trata-se de um movimento criado na década de 1990 em Nova York, nos Estados Unidos, e tem como objetivo a conscientização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O propósito é dedicar o mês de outubro totalmente para diminuir a incidência e mortalidade pela enfermidade.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de novos casos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos novos casos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população. Para 2022 foram estimados 66.280 novos casos da enfermidade e 684.996 mortes.

O site "Olhar Digital", em matéria, mostrou estudos da "Associação Americana de Câncer". Esta evidencia que o câncer de mama identificado nos estágios iniciais tem até 95% de possibilidades de cura. Já no caso do câncer em estágio mais avançado, as chances de cura caem para 50%.


Post sobre os exames para prevenção e detecção do câncer de mama. (Reprodução/Twitter @Metropoles)


O veículo de comunicação mostrou que Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP, membro da Febrasgo e médico nos hospitais Albert Einstein, São Luiz e Pro Matre, em São Paulo, reforça: “Por isso, é fundamental que as mulheres tenham o devido esclarecimento sobre a importância da avaliação periódica e dos exames preventivos”

Sintomas como: caroço fixo e indolor (endurecido, geralmente), pele da mama avermelhada (ou parecida com uma casca de laranja), alterações no mamilo e também saída espontânea de líquido de um dos seios, são os principais sintomas apontados por Carlos Moraes. Podem surgir nódulos no pescoço e axilas, em alguns casos. 

Segundo o “Olhar Digital”, entre os fatores que podem ajudar no desenvolvimento do doença estão: Hereditários/genéticos, aspectos da vida reprodutiva/hormonais e comportamentais/ambientais. 

Hereditários/Genéticos

Histórico familiar de câncer de ovário, câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos, e câncer de mama em homens; alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

Aspectos da vida reprodutiva/Hormonais

Primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos; não ter filhos; primeira gravidez após os 30 anos; parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; o uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona); ter feito terapia de reposição hormonal por mais de cinco anos.

Comportamentais/Ambientais

Obesidade e sobrepeso, após a menopausa; atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade moderada por semana); consumos excessivo de bebida alcoólica; história de tratamento prévio com radioterapia no tórax. 

Além disso, o especialista alerta que muitas pacientes só procuram por consulta quando já estão com sintomas. “Embora os exames devam ser realizados rotineiramente, com o objetivo de preservar a saúde da mulher, muitas pacientes só marcam consulta quando já estão com os sintomas, correndo o risco desnecessário de não tratar a doença logo no início”, alertou. 

Com o objetivo de detectar o câncer, há diversos exames que podem ser feitos. Exemplos são: Mamografia, autoexame, Ultrassom das mamas, exame de sangue, teste genético e ressonância magnética.


 Post sobre os exames para prevenção e detecção do câncer de mama. (Reprodução/Twitter @olhardigital)


Mamografia

Tal exame é de rastreio e estuda o tecido mamário com o propósito de detectar nódulos que não são palpáveis. Esse exame, de acordo com o Inca, deve ser realizado a cada dois anos para mulheres com idade acima dos 50 anos, caso não mostre nenhuma alteração. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) defende que a mamografia seja feita com regularidade após os 40 anos. 

Autoexame das mamas

Esse é o mais comum método para detecção e é feito pela própria paciente (tanto em pé como deitada) que toca a mama para identificar tumores palpáveis. No entanto, médicos apontam que esse teste não substitui os outros, isso porque o objetivo é encontrar cânceres ainda em estágio inicial e não são grandes o bastante para serem sentidos pelo toque  

Ultrassom das mamas

Esse teste faz uso de ondas sonoras de alta frequência para proporcionar imagens da estrutura interna para caracterizar alterações palpáveis ou que foram detectadas na mamografia (nódulos e assimetrias). O ultrassom também pode distinguir lesões sólidas e císticas. 

Exame de sangue

Quando o corpo desenvolve algum determinado câncer, é normal que haja uma alta concentração de algumas proteínas circulando no sangue, como a CA 125, a CA 19.9, a CEA, dentre outras, que podem ser detectadas através de um exame de sangue. Esse teste também pode observar a presença de biomarcadores tumorais, assim como para avaliar se o tratamento está funcionando.

Ressonância magnética

Esse exame não usa radiação, mas cria imagens tridimensionais complementares com o intuito de ajudar no diagnóstico dos tumores. A paciente precisa receber o contraste para o teste ser feito. 

Teste genético

Mesmo que 10% dos cânceres de mama são de origem hereditária, mulheres que possuem casos da comorbidade na família próxima podem ir fazer o exame que busca por mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, cuja presença pode indicar uma pré-disposição à neoplasia. 

 

Foto Destaque: Há diversos exames que podem ser feitos para detectar o câncer de mama. Reprodução/Twitter @olhar digital. 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo