Saúde

Osteoporose: a doença que afeta milhões, mas somente 20% é diagnosticada

A osteoporose é uma doença que não atinge só os idosos também afeta aos jovens com menos de 40 anos, a doença tem diversos fatores para evoluir e muitos não sabem que tem a doença.

01 Abr 2022 - 10h57 | Atualizado em 01 Abr 2022 - 10h57
Osteoporose: a doença que afeta milhões, mas somente  20% é diagnosticada Lorena Bueri

A osteoporose é uma doença silenciosa e muitos pensam que só afeta aos idosos e estão enganados, essa doença é causada pela fragilidade dos ossos muitos não sabem o que é de fato a osteoporose ou a doença do osso poroso e também não sabem como evita-las. Para evitar não é tão simples assim ate por que uma pesquisa mostra que 10 milhões de homens e mulheres sofrem com a doença, porem apenas 20% deles sabem que possui a doença.

Nas pessoas mais jovens os sintomas são semelhantes dos idosos, porem com uma diferença quando ocorre de esta sentindo o caso já está em estado agudo da doença, ou seja, já avançou bastante, tendo que ir procurar um especialista no caso. Os sintomas geralmente se iniciam na lombar (parte inferior da coluna), quando isso ocorre é a consequência de uma fratura ou trauma causado por uma compressão de uma sobrecarga mecânica no local da fratura.


A figura mostra como é o osso saudavel e outro com osteoporose (Foto: Reprodução/Site Doutor Drauzio Varela)


Especialistas afirmam que a dor piorar com o excesso dos movimentos e só ameniza com o repouso, mas muitas pessoas ainda se pergunta quais os tratamentos para a cura? Pois, bem ainda não há um estudo que comprove que exista um medicamento que cure essa causa, mas eles ajudam a amenizar a dor constante. Porém, esses medicamentos geralmente fazem com que o individuo retenha liquido causando inchaço no corpo aumentando o peso, fazendo que a locomoção se torne um pouco mais difícil.

A osteoporose pode ser evitada ou controlada através de alguns exercícios simples como: caminhada, musculação leve e o uso de vitaminas e cálcio para  manter os ossos em revitalização constante. Com isso também é fundamental que haja uma rotina de consulta médica para a realização de exames para saber quais vitaminas o corpo precisa repor, geralmente a doença afeta mais as mulheres que já passaram pela menopausa e atingiram uma idade media dos 60 anos.

 

Foto Destaque: Imagem mostra como a osteoporose afeta tanto homens quanto as mulheres. Reprodução/ Site Doutor Drauzio Varela

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo