Cinema/TV

Oscar nomeia lista de atores mais diversificada de todos os tempos

Oscar bate recorde de diversificação em suas indicações, após o escândalo que ocorreu em 2015 e 2016 com o #OscarSoWhite, que inclui pela primeira vez um asiático-americano indicado a melhor ator.;

15 Mar 2021 - 14h00 | Atualizado em 15 Mar 2021 - 14h00
Oscar nomeia lista de atores mais diversificada de todos os tempos Lorena Bueri

Nove atores negros foram indicados ao Oscar nesta segunda-feira (15), estabelecendo um recorde do Oscar de diversidade nessas categorias. A conquista vem depois de anos de esforços agressivos por parte da academia para diversificar seus membros na esteira dos nomeados de atuação totalmente brancos para as cerimônias de 2015 e 2016. Esse evento deplorável quase se repetiu no ano passado, quando apenas uma atriz negra, a estrela de “Harriet”, Cynthia Erivo, recebeu uma indicação (de melhor atriz).

Este ano, para a alegria dos espectadores e amantes da sétima arte, foi totalmente diferente. Steven Yeun, estrela de “Minari”, mais conhecido pelo seu papel em "The Walking Dead" como Glenn, tornou-se o primeiro asiático-americano a ser nomeado como Melhor Ator; na mesma categoria, a estrela de “Sound of Metal”, Riz Ahmed se tornou a primeira pessoa de ascendência paquistanesa a ser indicada para um Oscar de Ator. E a co-estrela de “Minari” de Yeun, Yuh-Jung Youn, indicada a atriz coadjuvante, é a primeira pessoa coreana a ser indicada ao Oscar de Atriz. 


Chad Boseman em "A Voz Suprema do Blues". (Foto: Reprodução/E! Online)


Junto com Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues”), esta também é a primeira vez na história do Oscar que a categoria de Melhor Ator não é majoritariamente branca. Marcando um ato triste, Boseman também é o primeiro ator negro a receber uma indicação póstuma ao Oscar .

O resto da lista diversificada deste ano inclui as indicadas para Melhor Atriz: Viola Davis (“A Voz Suprema do Blues”) e Andra Day (“Os Estados Unidos vs. Billie Holiday”); e os indicados para Melhor Ator Coadjuvante: Daniel Kaluuya (“Judas e o Messias Negro”), Leslie Odom Jr. (“Uma Noite em Miami”) e LaKeith Stanfield (“Judas e o Messias Negro”).

Foi um ano decisivo para a diversidade do Oscar, além das categorias de atuação também temos: Chloé Zhao (“Nomadland”) que se tornou a primeira mulher negra indicada para Melhor Diretor, e também para Emerald Fennell (“Jovem Promissora”), este é o primeiro ano em que mais de uma mulher é indicada nesta categoria. Com indicações para filme, diretor, edição de filme e roteiro adaptado, Zhao é também a primeira mulher a receber quatro indicações em um único ano.

As melhores trilhas sonoras do Oscar de todos os tempos

Avatar supera Vingadores: Ultimato e volta a ser maior bilheteria de todos os tempos

Priyanka Chopra Jonas e Nick Jonas irão anunciar os indicados ao Oscar 2021

Mia Neal e Jamika Wilson se tornaram as primeiras mulheres negras indicadas para Melhor Maquiagem e Penteado , por “Ma Rainey's Black Bottom”. E “Judas e o Messias Negro” é o primeiro filme com uma equipe de produção totalmente negra incluindo Shaka King, Charles D. King e Ryan Coogler, a ser indicado para melhor filme.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, assim como o BAFTA Film Awards, implementou seu próprio conjunto de mudanças após os escândalos #OscarsSoWhite e #BAFTASoWhite em 2015 e 2016, que dobrou o número de mulheres membros de 25% em 2015 para 33% em 2020, e quase triplicou os membros raciais e étnicos minorias, de 10% em 2015 a 19% em 2020.

 

(Foto Destaque: "Oscar nomeia lista de atores mais diversificada de todos os tempos". Reprodução/Hollywood Reporter)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo