Empreendedorismo

Os perigos de não emitir a nota fiscal e como fazer pela internet

Ao deixar de emitir a nota, o empreendedor pode ter prejuízos como: aplicação de multas decorrentes da sonegação de impostos, dificuldade de conseguir crédito, entre outros problemas.

23 Nov 2022 - 14h30 | Atualizado em 23 Nov 2022 - 14h30
Os perigos de não emitir a nota fiscal e como fazer pela internet Lorena Bueri

Podemos definir como nota fiscal o documento oficial e responsável por regularizar e comprovar que houve uma transação comercial, ou seja, uma prestação de serviços ou vendas feitas pela empresa. Ela é utilizada para fins de fiscalização e também para que se possam pagar os tributos devidos. É sua obrigação como empreendedor, recolher seus impostos e fazer a declaração dos seus ganhos, porém, poucos param para pensar o que acontece se não emitir a nota fiscal.

Essa é uma dúvida comum entre quem está começando um empreendimento, ou de quem ainda têm um faturamento baixo. Porém, vale ressaltar mais uma vez que todas as transações de vendas e prestação de serviços são formalizadas pela nota fiscal, sendo um documento obrigatório. Dessa forma, ela garante uma fiscalização eficiente sobre as operações, evitando, problemas e multas para a empresa. Hoje, já existe a praticidade da emissão das notas fiscais totalmente online e automatizada, fazendo com que a fiscalização das empresas aumentarem e diminuir a burocracia, evitando problema de sonegação fiscal.

Quais são os problemas de não emitir nota fiscal?


Quais são os problemas de não emitir nota fiscal? (Foto:Reprodução/Pinterest)


Sonegação de Impostos

A sonegação de impostos, além de ser um problema para o governo, é um obstáculo na vida dos empreendedores. Quando o contribuinte deixa de declarar informações ou mente para a Receita Federal com objetivo de não pagar ou por desconhecimento, estão cometendo um crime contra a ordem tributária. Para evitar problemas e andar dentro da lei, é necessário emitir corretamente a nota fiscal eletrônica. O site Serasa Experian recomenda o armazenamento por até 5 anos das notas fiscais, a fim de assegurar que o documento seja consultado facilmente em caso de necessidade.

Aplicação de Multas

Devido à sonegação de impostos decorrente a não emissão de nota fiscal eletrônica, sua empresa está sujeita à multa, que varia entre 10% e 100% sobre o valor de cada nota fiscal contestada. Nos casos de não emissão intencional é uma multa de 75% sobre o valor da nota emitida. Já com as informações inverídicas, a pessoa deverá pagar 20% de seu valor. As multas são acumulativas, e acréscimos de juros são impostos, fazendo aumentar a quantia devida.

Perda de garantia

Obter a nota fiscal é uma segurança tanto para os clientes, quanto para as empresas que consomem produtos ou serviços, já que na nota fiscal comprova as características dos mesmos e a data em que foi a compra ou o serviço realizado. O que garante seu direito de troca do produto ou a realização do serviço novamente.

Dificuldade de conseguir crédito

Empresas que não emitem nota fiscal têm uma grande dificuldade de realizar um empréstimo, isso acontece, porque a organização estará omitindo informações junto ao fisco. Assim, esses órgãos não têm como saber o valor que o seu empreendimento tem em caixa.

Como fazer a emissão online

Segundo site do Serasa Experian, primeiro você precisa obter um certificado digital, trata-se de uma assinatura digital que assegura a segurança das operações realizadas pela internet. Depois faça o credenciamento nos órgãos governamentais responsáveis pelas operações de cada nota fiscal para conseguir uma autorização para emitir o comprovante eletrônico: Nota fiscal do consumidor (NFC-e) e Nota Fiscal do Produto (NF-e) e a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e).

Para emitir a nota fiscal, será necessário utilizar um programa emissor específico. Ele irá gerar as notas ficais no formato correto e, depois, encaminhá-las à Receita Federal, fazendo a automatização de todo o processo.

FotoDestaque:Os perigos de não emitir a nota fiscal e como fazer pela internet:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo