Notícias

Os números de refugiados aumentam em 2021 e tendem a aumentar mais

Há mais de 89,3 milhões de pessoas refugiadas, os principais motivos são guerras, violências, perseguições, abuso dos direitos humanos, o que totaliza a crise humanitária

16 Jun 2022 - 10h23 | Atualizado em 16 Jun 2022 - 10h23
Os números de refugiados aumentam em 2021 e tendem a aumentar mais Lorena Bueri

Mais de 89,3 milhões de pessoas estão refugiadas, imigraram de seus países natais para outros com mais estruturas ou menos precariedades. Os números de 2021 aumentaram em 8% comparados à 2020 e duplicaram ainda mais em 2012.

A imigração se dá a diversos motivos, no início do primeiro semestre de 2022, os números chegaram a 100 milhões de refugiados devido a guerra na Ucrânia. Ucranianos se deslocaram a partir de 24 de fevereiro e fim de março. 7,1 milhões haviam sido deslocados internamente e 6,8 milhões deixaram o país, refugiados. O motivo de tais acontecimentos vem sendo as guerras, a violência, as perseguições e os abusos dos direitos humanos. Os ucranianos foram recebidos, em grande parte, por países ricos, pertencentes a União Europeia.

Com a pandemia do Covid-19, houveram inúmeras crises em países de condições já precárias. Segundo o Acnur (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) , com o total de 89,3 milhões, 27,1 são solicitantes de refúgios e 4,6 milhões de asilo.

A maioria dos refugiados, na verdade, 7 em cada 10, vêm de cinco principais países, sendo estes: Síria, Venezuela, Afeganistão, Mianmar e Sudão do Sul. Os sírios e os venezuelanos são os líderes em questão de milhões de refugiados. Em questão de abrigar, Turquia lidera, seguindo por Colômbia, Alemanha, Paquistão e Uganda.


Dados sobre refugiados. (Foto: Reprodução/O Globo)


O Banco Mundial, diz que há cerca de 23 países que vivem de conflitos em média ou alta intensidade. Essas nações abrigam cerca de 850 milhões de pessoas. Com o início da pandemia, a crise humanitária aumentou o índice de violência, em lugares como Mianmar.

No Brasil, há cerca de 50 mil de venezuelanos recebidos, 95 mil solicitantes e 215 mil já com moradia. Segundo Luiz Fernando Godinho, da Acnur, os números não são picos de uma hora para a outra, sempre possuem contextos e tempos para acontecer.

A Organização das Nações Unidas (ONU), permite que refugiados adquiram uma nacionalidade quando estão a certo tempo nos refúgios.

 

Foto Destaque: Refugiados da Ucrânia. Reprodução/O Globo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo