Notícias

Os municípios de Alagoas estão em situação de emergência após chuvas fortes

O nordeste esta em estado de emergência, pois já conta com 70 mil desabrigados em vários municípios, devido as fortes chuvas nos estados, em vista do fenómeno la Niña

06 Jul 2022 - 14h00 | Atualizado em 06 Jul 2022 - 14h00
Os municípios de Alagoas estão em situação de emergência após chuvas fortes Lorena Bueri

Em tempos de chuva, o Nordeste passa a ser um dos lugares em situação de alerta, e Alagoas é um dos estados que mais estão sendo afetados neste momento. 

Com um registro de 70 mil pessoas desabrigadas no nordeste devido as fortes chuvas, segundo a Defesa Civil do estado. Em Natal já se tem uma previsão para mais 4 dias de chuvas, e no pernambuco já são 10 mil casos de desalojados.


 

Foto: Momento que os Bombeiros resgantam os desabrigados/ reprodução Fernando Jose de Sousa

 

 


Contudo, o que está em máxima emergência é o estado de Alagoas, pois já são mais da metade dos municípios em situação de risco iminente. 

Em apenas 5 dias do mês de julho já tem registro de mortes, por causa das fortes chuvas e a previsão de diminuir é apenas no meio de agosto. Ou seja, mais deslocamentos viram. 

O Major Allan Barbosa da  Defesa Civil Estadual de Alagoas, contou em coletiva de imprensa um pouco de como aconteceu.   

“Quando chove na cabeceira dos rios Paraíba e Mundaú, que nascem em Pernambuco, a água escoa para Alagoas e se concentra na região metropolitana de Maceió. Tanto que as primeiras cidades atingidas em emergência foram no litoral Sul. Essa concentração em alto volume é o problema, pois transborda para o estado inteiro”. 

Não é um ano comum, para o Brasil, em vista do fenômeno La Niña, o meteorologista e coordenador da Sala de Alerta de Alagoas, Vinicius Nunes comenta que em decorrência deste fenômeno as águas do oceano pacífico e altera o destino de umidade vinda da Amazônia para o Nordeste.

 Entenda o La Niña

O fenômeno  consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Assim como o El Niño, sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra. 

Vinicius também acrescentou que “há influência das Ondas do Leste, massas de ar originadas na costa africana que convergem no litoral brasileiro. Porém a anormalidade é a temperatura do Atlântico acima do esperado. Essa convergência causa o excesso de chuvas’’

Em Pernanbuco 

Segundo a Central de Operações da Defesa Civil, já são 8.640 pessoas desalojadas e 1.446 pessoas desabrigadas. E com 42 cidades afetadas, que já apresentaram os Decretos Municipais de Situação de Emergência à Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado.

Foto de destaque: O Deslocamento das casas reprodução/ Clauber Cleber Caetano/PR

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo