Saúde

Os impactos da Ocitocina: o hormônio do amor

É sabido que a oxitocina é o hormônio do amor, porém pesquisas recentes apontam que há mais impactos que somente o sentimento, mas também alterações do indivíduo e do social.

24 Mar 2022 - 21h10 | Atualizado em 24 Mar 2022 - 21h10
Os impactos da Ocitocina: o hormônio do amor Lorena Bueri

Os hormônios, no geral, têm uma importante função no comportamento humano, ouvimos dizer por exemplo, que durante a menstruação as mulheres ficam com eles à flor da pele e por isso se intensificam as emoções e sensibilidade. Para um sentimento tão complexo como o amor, perguntaram-se muitas vezes o que atuava em nosso corpo, já que durante a paixão nossas emoções e percepções ficam tão alteradas. Em 1909 o inglês Henry H. Dale, descobriu a oxitocina, o conhecido “hormônio do amor”.

Este não está somente ligado a formação dos casais, mas também nos instintos maternos. Recentes pesquisas realizadas em camundongos puderam perceber que ele também está associado aos aguçamentos dos sentidos sociais, de forma a contribuir e levar o comportamento mais preciso na comunidade. O experimento foi realizado de forma a bloquear essa molécula nos animais, que perderam a capacidade de sociabilidade e reconhecimento dos próprios semelhantes.


 

Mólecula de oxitocina (Foto: Reprodução/ Depositphotos)


Visto isso, é imprescindível notar a importância de um simples hormônio em toda uma esfera de desenvolvimento cultural, humanístico e social. Essa descoberta abre portas para uma série de perguntas sem respostas sobre a atuação do mesmo não só no corpo individual, mas em um aspecto estrutural da formação do convívio humano.

O sistema de recompensas também é aguçado graças a oxitocina, podendo-se usar o próprio parceiro como exemplo, já que ele é por si só um benefício para o indivíduo. O hormônio é capaz de modificar os sentidos de forma a beneficiar o odor de determinado companheiro, e isso é nítido, visto que o cheiro de quem amamos é algo entrelaçado em nossa memória afetiva.

Portanto, o que antes era uma resposta simples para a pergunta: “O que acontece no amor?”, sendo a resposta apenas “oxitocina”, acaba se tornando muito mais complexo com as recentes pesquisas, criando inúmeras outras perguntas. “Qual o impacto do hormônio para a sociedade?”.

 

Foto Destaque: Amor paterno. Reprodução/ aleksandarlittlewolf/ Freepik.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo