Saúde

Onda de frio: Saiba como se proteger de infecções respiratória pela alimentação

A onda de frio que várias regiões do Brasil têm enfrentado recentemente aumenta o risco de infecções respiratórias, mas alguns cuidados com a alimentação podem reduzir esse risco.

3 min de leitura
20 Mai 2022 - 21h03 | Atualizado em 20 Mai 2022 - 21h03

No último mês, com a chegada do outono, os termômetros registraram quedas históricas, mas as baixas temperaturas e o clima seco pode representar um perigo, o aumento de casos de infecções respiratórias.

Um detalhe torna a situação ainda mais preocupante, a chegada do período de frio coincide com a flexibilização de normas relativas ao uso de máscaras em grande parte dos estabelecimentos, tornando a população ainda mais vulnerável a doenças respiratórias causadas por bactérias e vírus.

Mas há formas de evitar essas doenças através de mudanças na dieta, o sistema imunológico produz células constantemente, mas dependem de um estilo de vida saudável para isso. Vitaminas, minerais, fibras e proteínas são essenciais para manter nossas células imunológicas vivas.

É recomendado que se mantenha uma alimentação balanceada, baseada em diversos grupos alimentares, frutas, verduras e carnes magras, por exemplo. 

Um bom parâmetro para se seguir é a chamada “dieta mediterrânea”, pois ela auxilia no equilíbrio do consumo de todos esses nutrientes.


Alimentos típicos da dieta mediterrânea (Foto: Reprodução/UOL)


Ao contrário da dieta mediterrânea, a dieta comumente seguida pela população ocidental, baseada em alimentos ultraprocessados, muita gordura e alto teor de açúcar e sal, impedindo que o sistema imunológico trabalhe corretamente para evitar doenças, como as típicas de períodos frios.

Além de ingerir os nutrientes necessários para uma ótima imunidade, também é muito importante incluir na alimentação comidas que mantenham o intestino equilibrado e a microbiota intestinal, que desempenha um papel essencial na imunidade, auxiliando na prevenção de doenças infecciosas e intensifica a absorção de nutrientes pelo organismo.

Alguns alimentos que melhoram a flora intestinal são: Feijão, aveia, bananas, iogurtes naturais, aspargos, aveia, linhaça e vegetais crucíferos, como brócolis, couve e repolho.

Além dos cuidados com a alimentação, é de suma importância beber bastante água, evitar poeira e fumaça, lavar as mãos frequentemente e manter os ambientes arejados.

 

Foto Destaque: Frutas e verduras. Reprodução/Funiber

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo