Mundo Animal

Onça-parda é flagrada em parque da Zona Oeste de São Paulo

Uma onça-parda (Puma concolor) foi avistada no Parque Anhanguera, na zona norte de São Paulo pela 1ª vez, foi registrado em vídeo dentro da área de proteção da prefeitura paulistana.

15 Set 2022 - 20h09 | Atualizado em 15 Set 2022 - 20h09
Onça-parda é flagrada em parque da Zona Oeste de São Paulo Lorena Bueri

Uma onça-parda (Puma concolor) foi avistada no Parque Anhanguera, na zona norte de São Paulo. A região é próxima do Pico do Jaraguá e da Serra da Cantareira, zona verde da região metropolitana do estado.  Essa é a primeira vez que uma onça-parda é vista no Parque, as câmeras de monitoramento da área registraram a presença do animal na madrugada do dia 9 de setembro.  Segundo a secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a onça usa a área como parte de seu território, que costuma se estender por quilômetros, e provavelmente estava em busca de alimento e não é possível estimar quantos dias ela ficará no território.

O Refúgio da Vida Silvestre - RVS Anhanguera é uma unidade de conservação para a manutenção da espécie, trata-se de uma área de vida livre, utilizada por esses animais para caçar, procurar um parceiro para reprodução ou como corredor de acesso a outras áreas verdes da cidade

O animal habita todo o continente americano e tem uma capacidade de adaptação fantástica. Populações da onça-parda podem ser encontradas na Caatinga ou na Patagônia, no deserto do Atacama e na tundra Canadense. E podem aparecer no meio da capital paulista também.

Nunca registramos antes com imagem [a presença do animal naquela área]. Por isso, muita gente não acreditava que elas poderiam circular lá”, afirma Juliana Summa, diretora da Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, em entrevista à Folha de S.Paulo. “Mas já flagramos pegadas de onças-pardas desde 2019”, completou.


         

Onça Puma Concolor flagrada por câmeras de monitoramento do Parque (Foto/Reprodução:G1)


Em 2009, uma onça-parda foi atropelada na Rodovia Anhanguera, na altura da cidade de Jundiaí. A onça foi batizada com o nome da estrada e foi colocado um chip de rastreio para monitoração de seus movimentos. Segundo especialistas, é importante manter as áreas verdes da capital para evitar o contato das Puma Concolor com as cidades, com fins de segurança dos animais e dos humanos.

 

Foto Destaque: Onça- Parda (Foto/Reprodução: hypeness)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo