Notícias

Oligarca afirma que Rússia pode ficar sem dinheiro no próximo ano

A análise do oligarca diverge da avaliação otimista feita pelo Presidente Vladimir Putin que elogiou a resiliência da economia do país diante das sanções ocidentais

03 Mar 2023 - 21h11 | Atualizado em 03 Mar 2023 - 21h11
Oligarca afirma que Rússia pode ficar sem dinheiro no próximo ano Lorena Bueri

O oligarca russo Oleg Deripaska afirmou que a Rússia pode ficar sem dinheiro no próximo ano e que necessita de investimento estrangeiro.” Não haverá dinheiro já no próximo ano, precisamos de investidores estrangeiros”, disse ele em uma conferência econômica na Sibéria na última quinta-feira (2), segundo com comentários relatados pela TASS, uma agência de notícias estatal russa.



A análise realizada pelo bilionário diverge da avaliação otimista do cenário econômico da Rússia feita pelo Presidente Vladimir Putin. Foto: Reprodução/BBC News


A análise realizada pelo bilionário diverge da avaliação otimista do cenário econômico da Rússia feita pelo Presidente Vladimir Putin na última semana, Putin elogiou a resiliência da economia do país à frente das penas ocidentais sem antecedente impostas no ano de 2022. A produção da Rússia diminuiu 2,1% no último ano, de acordo com uma estimativa preliminar do governo. O estreitamento foi mais limitado do que muitos especialistas financeiros presumiram no início.

 

Porém as dificuldades já assombram o país, a Rússia está interrompendo a produção de petróleo este mês – e as punições ocidentais podem aumentarem. Na última análise, as expectativas financeiras da Rússia estão dependentes do que ocorrer na Ucrânia. Os investidores de outros países, principalmente de países “amigos”, também possuem um importante papel a desempenhar, afirmou Deripaska. Ele diz que para os investimentos acontecerem, a Rússia precisa criar as condições corretas e fazer seus mercados atraentes.

 

Os países ocidentais anunciaram mais de 11.300 sanções desde a invasão de fevereiro de 2022 na tentativa de privar a Rússia de fundos para sua agressão e congelaram cerca de US$ 300 bilhões das reservas estrangeiras da mesma. Porém a China deu a solução econômica ao Kremlin comprando energia russa, substituindo fornecedores ocidentais de máquinas e metais básicos, entre outros produtos, e fornecendo uma alternativa ao dólar americano.

 

Nesta sexta-feira (3), dados divulgados apontaram que as importações da União Europeia da Rússia despencaram 51% em valor entre fevereiro e dezembro de 2022. Antes da invasão da Ucrânia, o bloco era um dos principais parceiros comerciais da Rússia, com 38% das exportações indo para a União Europeia em 2020. A receita do governo de Vladimir Putin diminuiu 35% no mês de janeiro em comparação com o ano anterior, e os gastos aumentaram 59%, resultando em um déficit orçamentário de aproxidamente de 1.761 bilhões de rublos (US$ 23,3 bilhões).

 

 

Foto Destaquw: O oligarca russo Oleg Deripaska, em Moscou. Reprodução/AFP  

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo