Empreendedorismo

Oitenta porcento das médias e grandes empresas querem investir em Startups

As Startups são empreendimentos novos e com ideias inovadoras, o que é apreciado pelas grandes empresas como um potencial para solucionar problemas e demandas dos negócios e da sociedade

24 Mar 2023 - 22h00 | Atualizado em 24 Mar 2023 - 22h00
Oitenta porcento das médias e grandes empresas querem investir em Startups Lorena Bueri

Segundo a consultoria de inovação ACE Cortex, que atua analisando e fornecendo serviços para o mercado de inovações no meio corporativo, cerca de  80% das médias e grandes empresas pretendem investir em startus ainda no primeiro semestre de 2023. A conclusão faz parte do relatório Corporações e Startups, criado a partir da pesquisa ACE Innovation Survey e divulgado na última quarta-feira (23).


Representação de reunião empresarial (Reprodução/FreePick)


De acordo com as entrevistas do relatório, 60% dos líderes de médias e grandes empresas entrevistados, afirmaram que  79,69% das empresas com quem possuem parceria para produzir inovações, são startups. Essa forma de colaboração tem se intensificado pois as startups recebem apoio de empresas maiores, que impulsionam e patrocinam estes novos negócios por seu potencial inovador.

A pesquisa investigou o posicionamento de empresas de mais de 20 setores, com faturamento anual entre R$ 5 milhões e R$ 10 bilhões. Para tanto, a ACE Cortex entrevistou no fim de 2022, 128 líderes desses empreendimentos, que ocupam cargos como C-Level, diretor, gerentes e coordenadores. Eles relataram que as parcerias entre suas empresas e as startups surgem a partir da busca por soluções rápidas para os negócios junto aos clientes (62,6%), assim como para criar ou incorporar novas linhas de receita (43,9%). 

Mais da metade dos entrevisatdos  (54,9%) também declarou possuir um departamento interno para procurar stratus para estabelecer parceria, além de 51,2% afirmar que possuem um orçamento destiando espeficicamente para a área de inovação, o que permite perceber a área como uma demanda genuína no planajamento do futuro da empresa, como comentou Amanda Coutinho, head de Corporate Venture Capital da ACE Cortex: “Percebemos a diminuição na contratação de consultorias e o aumento da relevância de departamentos internos ou da contratação de pessoas para exercer esse papel, o que demonstra a importância dessa atividade para as empresas”, disse Amanda Coutinho.

Foto destque: Empreendorismo (Reprodução/Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo