Notícias

ONU e Cruz Vermelha retiram civis de usina na cidade de Mauripol

Com operação bem sucedida a ONU e a Cruz Vermelha trabalham em conjunto para retirar mais de 100 civis de zonas de confronto vividos por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

01 Mai 2022 - 21h30 | Atualizado em 01 Mai 2022 - 21h30
ONU e Cruz Vermelha retiram civis de usina na cidade de Mauripol  Lorena Bueri

Os avanços para evacuações de civis na Ucrânia tem corrido muito bem; neste domingo (01) mais de 100 pessoas já foram retiradas e levadas para uma zona controlada. A organização do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), junto com a ONU (Organização das Nações Unidas), vem sendo fundamental na retirada dos refugiados das cidades mais atingidas pelo confronto militar entre Rússia e Ucrânia.

O foco principal desses dois órgãos foi a cidade de Mariupol, uma das cidades mais devastadas pelos ataques Russos, principalmente pelo acesso do mar, além dos bombardeios já feitos por terra. A organização da CICV, mencionou que desde 29 de abril, buscam formas dos comboios de evacuação consigam sair da zona de conflito sem muitos problemas e principalmente em segurança, os civis que foram resgatados estavam em uma usina na cidade de Mauripol. 


Usina siderúrgica na cidade de Mauripol (Foto: Reprodução/Telegram)


Em depoimento a Cruz Vermelha mencionou que nenhuma informação sobre saída pode ser compartilhada, pois pode comprometer todo o planejamento e rota segura que estão criando. Maiores detalhes estão sendo passados de oficiais para os civis de como se portar na retirada. O presidente Ucrâniano, Volodymyr Zelensky, postou em suas redes sociais, sobre o sucesso da evacuação, onde se mantem persistente e confiante sobre o decorrer da guerra e da saída de civis:

“O 1º grupo de cerca de 100 pessoas já se dirige para a zona controlada”, continuou em seu texto “A evacuação de civis de Azovstal começou. O 1º grupo de cerca de 100 pessoas já se dirige para a área controlada. Amanhã vamos encontrá-los em Zaporizhzhia. Gratidão a nossa equipe! Agora eles, juntamente com a #ONU, estão trabalhando na evacuação de outros civis da usina.”



Esse foi apenas um grande primeiro passo para a retirada de inúmeros civis; entretanto ainda existe mais de 100 mil pessoas morando em situações críticas, porém a cooperação de ambos os lados, junto de orgãos neutros podem acabar aliviando a tensão para milhares de Ucranianos.

 

Foto Destaque: Corredor Humanitario para retirada de refugiados da cidade de Mauripol. Foto Reprodução/ ALEXANDER ERMOCHENKO/ REUTERS.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo