Mundo Animal

OMS alerta necessidade de monitorar animais silvestres

A OMS reforça que os animais domésticos e selvagens podem ser receptores da Sars-Cov-2 e infectar humanos e outras espécies. Até o momento, foram confirmados casos entre criação de visons, hamsters chineses de estimação e cervos da cauda branca

08 Mar 2022 - 16h00 | Atualizado em 08 Mar 2022 - 16h00
OMS alerta necessidade de monitorar animais silvestres Lorena Bueri

Com objetivo de prevenir contra o surgimento de novas variantes do coronavirus, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) emitiram nesta segunda-feira (7), a declaração conjunto sobre a necessidade de monitorar casos da doença na vida selvagem. Embora os humanos impulsionem a transmissão do vírus Sars-CoV-2, os animais domésticos e selvagens também podem ser receptores da covid-19 e infectar outras espécies.

Até o momento, foram confirmados casos da covid entre criação de visons, hamsters chineses de estimação e entre cervos da cauda branca, capazes de serem infectados com o Sars-Cov-2. Mesmo que a vida selvagem não registre altos números de casos de contaminação, as instituições apontam para criação de reservatórios animais. Isso explica que o vírus Sars-CoV-2 possa se estabelecer num grupo de animais de vida livre e multiplique infectando outros hospedeiros.


Visons encontrados na Dinamarca infectados com Sars-Cov-2. (Foto: Reprodução/ Deutsche Welle)


Com esta preocupação, a OMS, OIE e FAO alertam para, principalmente, o monitoramento da população de mamíferos e o compartilhamento do sequenciamento nos bancos de dados públicos. A venda de animais mamíferos silvestres vivos em mercados está suspensa por medida de emergência.

Além disso, é recomendado que profissionais que trabalhem, ou tem contato com estes animais, utilizem Equipamento de Proteção Individual (EPI), para reduzir o risco de contaminação. Quanto à caça, as organizações orientam que não persiga animais que aparentam estar doentes, por precaução. Por outro lado, temos evidências que é seguro o consumo dessas carnes.

Finalizando a declaração, as entidades lembram do modo correto de descartar máscaras, restos de alimento e todo resíduo humano para não atrair animais selvagens aos centros urbanos, além de contribuir para saúde do meio ambiente. No início  da pandemia, em abril de 2020, animais selvagens de toda natureza foram vistos em centros urbanos ao todo mundo entre as ruas vazias durante período de isolamento. 

 

Foto Destaque: Pangolin em 2019 encontrado com coronavírus. Reprodução/ Frendi Apen Irawan / Wikimedia

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo