Abel Ferreira chegou a sua sexta expulsão há pouco mais de dois anos à frente do Palmeiras. O técnico palmeirense sentiu o gosto de ser expulso pela primeira vez em 2023 nos minutos finais da vitória dos paulistas na decisão da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasíllia.
O árbitro Wilton Pereira Sampaio já tinha advertido o português com um cartão amarelo ainda no primeiro tempo e, em sua súmula, o juiz de Copa do Mundo apontou que o técnico do Palmeiras "protestou contra a arbitragem dando um soco no ar e chutando o microfone".
Desde que assinou contrato com o Palmeiras no final de outubro de 2020, Abel Ferreira coleciona cartões em seu histórico, 41 no total, sendo 35 amarelos e seis vermelhos. O próprio treinador já declarou que uma boa parte dessas advertências são uma espécie de perseguição dos árbitros.
Após ataque de fúria, Abel foi expulso da decisão da Supercopa contra o Flamengo. (Foto: Reprodução/Instagram)
Confira os cartões recebidos por Abel Ferreira à frente do Palmeiras:
- 2020: 7 cartões (6 amarelos e 1 vermelho);
- 2021: 14 cartões (12 amarelos e 2 vermelhos);
- 2022: 17 cartões (15 amarelos e 2 vermelhos);
- 2023: 3 cartões (2 amarelos e 1 vermelho).
A fama de estressado vai além de Abel Ferreira, seus auxiliares João Martins e Vitor Castanheira também foram expulsos por reclamação da arbitragem na final da Supercopa. Na ausência do treinador, eles são os substitutos do comandante verde.
Com os três expulsos, o Palmeiras terá de ir atrás de uma solução para o primeiro jogo do Campeonato Brasileiro ou na estreia da Copa do Brasil. O trio não poderá estar presente no banco de reserva na próxima partida do Palmeiras organizada pela CBF.
Como o Verdão já está na Libertadores, sua participação na Copa do Brasil começa a partir da terceira fase, que tem previsão de início em 12 de abril. A corrida do Brasileirão começa três dias depois, no dia 15.
Para substituir os auxiliares, o Palmeiras tem como opções: Carlos Martinho e Andrey Lopes, o famoso "Cebola". Desde novembro de 2020, o time de Parque Antártica foi comandando, além de Abel Ferreira, por apenas João Martins e Vitor Casanheira.
Ao todo no comando do Palmeiras, o trio soma:
- Abel Ferreira: 165 jogos | 95 vitórias | 38 empates | 32 derrotas;
- João Martins: 18 jogos | 12 vitórias | 5 empates | 1 derrota;
- Vitor Castanheira: 2 jogos | 1 empate | 1 derrota.
Foto destaque: Abel Ferreira chega a sua sexta expulsão no comando do Palmeiras. Reprodução/Instagram