Tech

O que o fim do 3G pode mudar

Algumas empresas dos Estados Unidos começaram a entrar em contato com seus clientes nos últimos anos informando que irá encerrar os serviços de 3G em breve.

19 Fev 2022 - 20h00 | Atualizado em 19 Fev 2022 - 20h00
O que o fim do 3G pode mudar Lorena Bueri

Após o anúncio do fim da rede 3G da companhia norte-americana de telecomunicações AT&T que irá encerrar nos próximos dias e outras operadoras como a T-Mobile (TMUS) e a Verizon (VZ) que oferecem esse tipo de rede 3G estão seguindo o exemplo ainda este ano, uma série de produtos que despertou o alerta exigem atualizações para continuar funcionando, e vários eletrônicos  e dispositivos estão se tornando obsoletos em seu uso incluindo alguns sistemas de alarme doméstico, dispositivos médicos como detectores de queda e notificação de acidente de carro e assistência na estrada, Por isso teve início a corrida para a interrupção de conectividade aos consumidores.

Assim como muitas operadoras de telefonia móvel que já anunciaram o fim do 3G solicitaram aos seus clientes que troquem seus iPhones, celulares Android, e-readers e outros dispositivos portáteis por modelos mais novos antes do desligamento, outras empresas estão pedindo aos clientes que atualizem ou troquem alguns dos produtos e serviços diários em suas casas e carros antes de perderem a conectividade.


 Redes 3G, 4G e 5G (Foto:Reprodução/CNNBrasil)


Se não for mudando logo as empresas, os riscos podem ser muitos altos em alguns casos. De carros, por exemplo, após um acidente não vai ter mais a comunicação e a capacidade de entrar em contato com os socorristas ou receber informações como localização ou alertas de tráfego para o GPS integrados nos carros.

Alguns veículos, incluindo Buick, Chevrolet e Cadillac, têm atualizações para os motoristas conectarem seus sistemas a uma rede 4G, mas outros modelos podem perde.

O 3g existe foi lançada no início dos anos 2000, que ajudou nas criações de vários serviços de comunicação para carro e serviços de segurança doméstica que começaram a ser tudo conectado á rede. Porém, com a chegada do 4G, e mais recentemente do 5G, o 3G acabou perdendo espaço no mercado e ficando mais caro de ter.

Foto Destaque: Redes de Internet Móvel. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo