Notícias

O que esperar do fenômeno La Niña no Sudeste durante o mês de fevereiro?

O fenômeno La Niña trará chuva dentro da média em todos os estados do Sudeste e aumento na quantidade de chuva em todo o nordeste mineiro. Em relação às temperaturas, São Paulo terá um aumento em torno de 2ºC.

01 Fev 2022 - 18h40 | Atualizado em 01 Fev 2022 - 18h40
O que esperar do fenômeno La Niña no Sudeste durante o mês de fevereiro? Lorena Bueri

Previsões meteorológicas afirmam que o fenômeno La Niña continuará agindo no país durante o mês de fevereiro, mas em menor quantidade na região Centro-Sul do Brasil. Sobre as regiões Norte e Nordeste, o prognóstico é de chuva irregular.

No Sudeste, São Paulo terá chuva e temperaturas acima da média em torno de 2ºC. No Rio de Janeiro, as temperaturas ficarão abaixo do esperado em todo o estado. Em Minas Gerais, haverá quantidade de chuva dentro da média no estado, menos nas áreas do nordeste mineiro, que contará com chuva levemente acima da média. Já no Espírito Santo, a quantidade de chuva ficará 50 milímetros acima do comum durante o mês de fevereiro.

 

Entenda o que é o La Niña:

O La Niña consiste em um fenômeno natural que equivale na redução da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Oriental e Central, gerando mudanças consideráveis nos padrões de temperatura e precipitações na terra. Durante o La Niña, ocorre o esfriamento das águas do Oceano Pacífico entre 2ºC e 4ºC.


Imagem ilustrativa sobre como age o fenômeno La Ninã. (Foto: Reprodução/ IStock)


O fenômeno acarreta o aumento do afloramento e faz com que a termoclina fique mais rasa no leste do oceano e, simultaneamente, as águas quentes ficam represada ao oeste, aumentado a Célula de Walker. Dados da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) revelam que especialistas afirmam que o fenômeno terminará durante o outono.

 

 

Foto Destaque: Céu nublado representando o aumento das chuvas durante o período do fenômeno La Ninã. Reprodução/ IStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo