Notícias

O núcleo da Terra está esfriando mais rápido do que se esperava

O núcleo da Terra está se esfriando mais rápido do que deveria. Os pesquisadores não sabem ao certo quanto tempo levaria para o resfriamento total acontecer, mas a Terra se tornaria inóspita, já que o campo magnético desapareceria.

03 Fev 2022 - 14h40 | Atualizado em 03 Fev 2022 - 14h40
O núcleo da Terra está esfriando mais rápido do que se esperava Lorena Bueri

O centro da Terra está esfriando rapidamente, conforme o estudo publicado pela Earth and Planetary Science Letters. O Interior mais profundo da Terra, está liberando abundantes quantidades de calor, e o motivo desta liberação é um cristal chamado bridgmanita. A bridgmanita, atua como “mediadora” da transferência de calor entre duas camadas do núcleo terrestre, o núcleo externo de ferro-níquel, e o manto inferior.

O resfriamento da Terra, ocorre a 4,5 bilhões de anos, e segundo os pesquisadores, esse resfriamento é responsável por uma série de dinâmicas globais da Terra, como, por exemplo, a convecção da manta, placas tectônicas e atividades ígneas, impulsionadas por enormes energias térmicas liberadas do interior profundo da Terra.

Quais são as camadas da terra?

A estrutura interna da Terra, é formada por três camadas: crosta terrestre, manto, e núcleo.

Crosta terrestre

Chamada de também de litosfera, a crosta é composta por rochas leves e de alguns minerais como: silício, magnésio e alumínio. A crosta tem uma espessura de 20 a 70 km nas zonas continentais, e nas zonas oceânicas variam de 5 a 15 km.

Manto

O manto é a camada mais espessa da Terra, ela possui uma profundidade de 2.950 km. As temperaturas podem alcançar 2.000 °C, derretendo assim as rochas, formando assim, o magma.

Núcleo

O núcleo é a camada menos conhecida, sua densidade é de 2.900 km até 6.370 km. Ele é dividido em duas subcamadas, o núcleo externo que é líquido, sua temperatura chega a 3000 °C, e o núcleo interno que é sólido, sua temperatura mede 5000 °C, a mesma da superfície do sol, o motivo dessa subcamada ser líquida é o fato de sua pressão ser extremamente elevada.


 

Estrutura insterna da Terra (foto: Reprodução/Instagram)


O que aconteceria se o núcleo da Terra esfriasse?

Se as temperaturas terrestres esfriassem, a Terra perderia seus movimentos de rotação, fazendo com que o campo magnético desaparecesse, e ela perdesse sua proteção contra os raios solares. Sendo assim, a vida na Terra seria inviável, tornando-a inóspita como Marte.

 

Foto destaque: Planeta Terra, visto do espaço. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo