Money

O mundo secreto das NFTs

As artes vendidas em forma de NFT vão muito além de simples mercadoria, o mercado que movimenta milhões de dolares também é capaz de criar comunidades.

20 Jan 2022 - 10h36 | Atualizado em 20 Jan 2022 - 10h36
O mundo secreto das NFTs  Lorena Bueri

Nos últimos tempos, as NFTs são os assuntos mais em alta no ramo de tecnologia. Existem várias artes comercializadas nesse formato, girando 41 bilhões de dólares em 2021 entre compradores e vendedores. É um mercado cada vez mais em alta e popularizado.

A maior parte dessas artes, chamadas tokens pelas comunidades, não fazem sentido para quem está fora dessa bolha, já que não atendem o padrão estético que se espera de uma arte. Na maior parte são imagens pixelizadas, consideradas “feias”. Mas aí que está o segredo da NFT, eles vão além da arte.

Entusiastas do assunto, consideram a NFT mais como uma nova forma de interação social, onde o virtual e o real se misturam para criar comunidades que provavelmente nunca existiriam sem esses tokens.

É possível ver esse padrão em dos tokens mais famosos, a coleção CryptoPunks, vários desenhos de macacos feitos em pixels em formato 24x24, gerados por aleatoriamente por um computador, são desenhos bem simples que nem parecem ter um grande valor, mas cada macaquinho foi vendido por milhões de dólares. Para se ter uma ideia, o menor preço é 300.000 dólares (1,65 milhão de reais).


Foto: CryptoPunks (Reprodução/Christie's/Tecnoblog)


Um dos compradores de um desses macacos e também jogador profissional de pôquer do time eSports Fúria, André Akkari explicou ao jornal exame que “O desenho do macaco é o de menos. O mais legal é o que está por trás: ser parte de um grupo de pessoas que têm os macacos e as experiências às quais tenho acesso. Os macacos unem pessoas de diferentes partes do mundo, que dificilmente estariam juntas no Discord discutindo assuntos em comum. Esse tipo de coleção de NFTs cria uma comunidade, e os tokens são o passaporte para ela” disse Akkari.

Esses mesmos tokens são usados para ganhar acessos aos camarotes luxuosos em Las Vegas, é um pequeno passaporte extremamente caro para acessar lugares de elite, e também para ganhar status.

Foto Destaque: Logo com a palavra NFT. Reprodução/Pixbay.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo