Empreendedorismo

O lado positivo e negativo das inovações tecnológicas

No mundo inteiro há investimentos sendo desenvolvidos e a implementação de recursos tecnológicos novos, o que tem aumentado de forma considerável sob um novo olhar.

20 Dez 2022 - 21h00 | Atualizado em 20 Dez 2022 - 21h00
O lado positivo e negativo das inovações tecnológicas Lorena Bueri

A inovação não é sinônimo de tecnologia, e sim de transformação de processos, costumes e produtos em uma cultura nova na qual as soluções tecnológicas são empregues como ferramentas para apoiar a estratégia de negócios com metas e propósitos claros.

A tecnologia é definida como um conjunto de recursos modernos desenvolvidos para aperfeiçoar, digitalizar e automatizar operações e serviços. Já a inovação é caracterizada como o desenvolvimento de algo novo, que foge do comum e que explora novas ideias que antes não eram notadas.

Novas tecnologias que aparecem, estão sendo implementadas em negócios como, por exemplo: a Internet das Coisas, o armazenamento de dados na nuvem, biometria, a Inteligência Artificial, reconhecimento facial, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, entre outros.

Uma das enormes vantagens da inovação tecnológica, principalmente em função da transformação digital, é a otimização dos processos corporativos. É relevante se lembrar de que a transformação digital é uma transformação de mentalidade em que as empresas passam com o objetivo de se tornarem aptas para acompanharem os avanços tecnológicos que não param de aparecer.


Novas tecnologias podem ser mais prejudiciais (Foto: Reprodução/ energepicp/ Pexels)


Quais são alguns dos benefícios que existem a respeito das inovações tecnológicas: Destaque no mercado, facilita processos, redução de custos, “segurança” isso é questionável e vem sendo pauta para muitas intrigas no governo como no Google ou a Apple (rastreio), colabores focam criações, maior controle dos resultados, mais valor para a corporação, proximidade com o cliente entre outros fatores

Inovar é gerir uma ideia em solução com criatividade. Inovar é fundamental para empresas de qualquer setor e tamanho ou para um país. A inovação é um dos motores do crescimento. Em pleno século XXI se considera que o crescimento tecnológico avança cada vez mais e é necessário, mesmo que seja por caminhos contestáveis.

Infelizmente, aqui no Brasil, segundo uma pesquisa feita pela CNI, 88% das empresas afirmaram que inovaram na pandemia com ganhos de produtividade, competitividade e lucro, mas por falta de setores encarregados por inovações dentro das empresas não conseguiram recursos disponíveis em linhas de crédito diferenciadas.

Muitos países vêm ganhando espaço gradualmente crescendo, como Suíça, Suécia e Alemanha. O Brasil está em 57ª posição no ranking de inovações tecnológicas.


Substituição por tecnologia pode causar impacto desde cedo (Foto: Reprodução/ RODNAE Productions/ Pexels)


Inovações tecnológicas podem ter características afáveis em várias maneiras, entretanto podem ser prejudiciais. A aptidão de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada indivíduo. Desempenhar várias tarefas pode originar um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, prejudicando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Outros fatores que a razão parou de ter conhecimento são de que as máquinas estão substituindo a mão de obra humana cada vez mais, fazendo com que as pessoas procurem outra qualificação para se manter no mercado de trabalho. Golpes na internet, cartões clonados são problemas enfrentados diariamente.

Especialistas também afirmam que a falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias, prejudica o desenvolvimento social, emocional e intelectual. Além de gerar irritabilidade, obesidade (devido ao sedentarismo), irregularidades no sono, dentre outros malefícios. Inovações tecnológicas traz consequências em vários sentidos.

 

Foto destaque: Muita tecnologia causa problemas de saúde. Reprodução/ Yan Krukov/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo