Casa e Decoração

O gênio da arquitetura – Oscar Niemeyer

Você com certeza já ouviu falar de Oscar Niemeyer: O gênio da Arquitetura. Niemeyer tem inúmeros projetos, muitos deles considerados como patrimônios mundiais. Além disso, muitos outros projetos são conhecidos até hoje e frequentados por muitos.

10 Fev 2021 - 12h00 | Atualizado em 10 Fev 2021 - 12h00
O gênio da arquitetura – Oscar Niemeyer  Lorena Bueri

Por volta de 1930 e 1950 o Brasil teve seu auge na arquitetura moderna brasileira. Logo após a Semana de Arte de 1992, houve uma sincera mudança comportamental e artística adota por aqueles que ali se encontravam no meio da arte. Um dos principais nomes, ou senão o principal, que surgiu ali, era Oscar Niemeyer.

Com certeza você já ouviu falar desse ilustre arquiteto. Caso nunca tenha estudado sua história, já pôde observar diversos projetos que levam o seu nome, como o Palácio do Planalto (DF), o Sambódromo (SP), o conjunto da Pampulha juntamente com a Igreja São Francisco de Assis (MG), entre muitas obras.


Oscar Niemeyer, Arquitetos brasileiros, oscar, niemeyer Oscar Niemeyer morreu em 5 de dezembro de 2012. (Foto: Reprodução/Internet)


Agora que sabemos um pouco dos seus ilustres projetos arquitetônicos, é ideal conhecermos quem foi o “mágico” por trás disso tudo.

 

Quem foi Oscar Niemeyer

 

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho nasceu em 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro, capital. É considerado uma das figuras mais emblemáticas da arquitetura moderna. Por suas obras e projetos de edifícios em Brasília, Niemeyer ficou conhecido pelo país, ficando até num grupo de arquitetos escolhidos para projetarem a sede das Nações Unidas nos EUA.


Oscar Niemeyer, arquitetos do brasil, oscar, Oscar Niemeyer foi considerado um dos principais nome da arquitetura moderna. (Foto: Reprodução/Internet)


Niemeyer não só projetou edifícios mas escreveu parte da história do Brasil. Seu estilo é inconfundível a ponto de se olhar e identificar o autor. O incrível arquiteto tem 27 de suas obras decretadas como patrimônio histórico e outras espalhadas por diversas cidades que ficaram marcadas como pontos turísticos, como o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói (RJ).


óscar Niemeyer, museu de arte contemporânea, Niemeyer Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/Internet)


Em Minas Gerais, por exemplo, a “Igrejinha da Pampulha” carrega consigo a assinatura do arquiteto na projeção do local e no resto do conjunto da cidade de Belo Horizonte, incluindo o Mineirão. Convidado pelo presidente atual na época, Juscelino Kubitschek, Niemeyer desenvolveu boa parte do Conjunto da Pampulha, marcada como ícone da arquitetura moderna.

No Distrito Federal (DF), além do Palácio do Planalto, e também a convite de Kubistchek, Niemeyer arquitetou o Congresso Nacional em parceria com Joaquim Cardoso. É hoje o maior símbolo de Brasília e que constitui a praça dos Três Poderes. 


Oscar Niemeyer, arquitetos no Brasil, NiemeyerCongresso Nacional, Brasília. Também arquitetado por Niemeyer. (Foto: Reprodução/Internet)


Carreira internacional

 

Niemeyer além de ter uma carreira nacional bastante consolidada, também obteve ascensão no cenário mundial. Foi nomeado coordenador da escola de Arquitetura da Universidade de Brasília em 1962. Pouco depois foi para Europa.

Na Europa desenvolveu diversos projetos e obras em vários países, abrindo, por exemplo, um dos seus escritórios em Champs Elysées, na capital francesa, Paris.

Niemeyer tem diversas obras geniosas espalhadas pelo globo, como o Serpetine Gallery Pavillion, em Londres, o Centro Cultural Principado de Astúrias, na Espanha e a Universidade Contantine, na Argélia.


oscar niemeyer, arquitetos no brasil, niemeyer Sede do Partido Comunista Francês - Uma das obras projetadas na Europa por Niemeyer. Foto: Reprodução/ArchDaily 


Retornou ao Brasil em 1979 depois dessa passagem pela Europa. O ano marcava uma época da abertura política brasileira. Niemeyer projetava então a passarela do Samba (“Sambódromo”), o Memorial da América Latina, o Panteão da Liberdade, a Catedral, em Brasília, entre outros. 


Oscar Niemeyer, arquitetos no brasil, niemeyer A Catedral Metropolitana em Brasília é um dos muitos projetos de Niemeyer na capital do país. (Foto: Reprodução/Internet)


“Espetáculo arquitetural”

 

Niemeyer marcou a arquitetura e a história brasileira. Sem dúvidas ele desenvolveu projetos inigualáveis e que mostram toda sua genialidade. Artista simples, que pautava pelo simples, mas com a decência de um artista complexo.

“A característica principal de uma obra é o espanto, a surpresa”, dizia ele. Sim, o próprio Niemeyer gostava e projeta suas obras na intenção de despertar a atenção e aguçar a curiosidade de quem olha, como a Casa das Canoas, no Rio de Janeiro.


Oscar Niemeyer, arquitetos do Brasil, NiemeyerCasa das Canoas, no Rio de Janeiro. Mais um dos projetos de Niemeyer. (Foto: Reprodução/Pinterest)


Suas obras estão eternizadas ao redor do Brasil e do mundo como projetos que mostram o que a arte realmente é: arte. E assim como ele mesmo deixou registrado:

“A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem. ”

 

(Foto destaque: Foto premiada das obras de Oscar Niemeyer em Brasília. Reprodução/Internet)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo