Saúde

O fim da obrigatoriedade de máscaras em lugares abertos e seus impactos

O acessório que era de uso obrigatório em todos os ambientes, deixou de ser em alguns locais; avanço da vacinação e a queda no número de casos após a onda de casos da Ômicron contribuiu para a flexibilização do uso da máscara.

12 Mar 2022 - 11h15 | Atualizado em 12 Mar 2022 - 11h15
O fim da obrigatoriedade de máscaras em lugares abertos e seus impactos Lorena Bueri

Após o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras contra o Covid-19 em ambientes abertos, especialistas alertam para alguns pontos de atenção. Nem todos estão se sentindo aliviados por não usar mais o acessório, para algumas pessoas além da proteção contra o vírus, a máscara também funcionou como uma barreira para evitar o julgamento alheio sobre a aparência e auxiliou quem desejava esconder as emoções.

Outro ponto de atenção é algumas pessoas que sofrem com ansiedade podem ter mais dificuldades para lidar com as mudanças provenientes da liberação.


Decreto divulgado no RJ. Cidade foi umas das que liberaram o uso de máscara/ Reprodução Instagram


 

"O que a gente tem observado na clínica é que a máscara desempenha várias funções para cada um: alguns pacientes temendo tirar a máscara não apenas pelo medo da Covid. Cada um foi criando, para si, uma função para a máscara - para além, claro, da proteção contra o vírus" alertou o psicanalista e doutorando em psicologia na USP, Wilian D. Fender.

A preocupação com um possível contágio atinge de forma mais particular pessoas que sofrem com transtornos como TOC, hipocondria e ansiedade. 

"Os pacientes que tem transtorno- obsessivo compulsivo, os pacientes que têm hipocondria - que também é uma doença da família do transtorno obsessivo compulsivo - tendem a ter um pânico de tirar a máscara. Podia essas [pessoas] necessitam desses 100% de certeza [de que não vão pegar]. O TOC ou a hipocondria faz com que a pessoa queira ter absoluta certeza de tudo. Ela gostaria que tivesse 0% de chance de ser contaminada. Mas isso é irreal." pontuou o psiquiatra da USP Eduardo Perin.

Toda mudança gera receios e o enfrentamento deles é essencial para a adaptação da nova realidade. Cada indivíduo com suas respectivas particularidades lida de um jeito e pode optar por não deixar de usar a máscara enquanto não se sentir confortável para dispensar o acessório. O uso deixou de ser obrigatório, porém ainda pode ser utilizado. 

 

 

Foto destaque: Máscara. Reprodução/Site Migalhas

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo