Empreendedorismo

O crescimento das PMEs em 2022 gerou a criação de mais empregos formais

As pequenas e médias empresas podem ter o seu desempenho avaliado utilizando-se do índice de IODE e a sua importância está diretamente relacionada com o crescimento econômico do país.

01 Out 2022 - 16h46 | Atualizado em 01 Out 2022 - 16h46
O crescimento das PMEs em 2022 gerou a criação de mais empregos formais Lorena Bueri

A maior parte das empresas do Brasil e que movimentam grande parte da economia são as microempresas, porém, logo em sequência, temos as pequenas e médias empresas (PME's) que embora apresentem um número bastante inferior em quantidade quando comparadas às microempresas, elas são responsáveis por movimentar grande parte da economia.

Com isso, é preciso ficar sempre de olho ao crescimento desses negócios, pois o seu índice de desenvolvimento, avaliado pelo Índice Omie de Desempenho Econômico é um parâmetro importante avaliativo para ser utilizado como termômetro da economia. E, com base nisso, podemos avaliar que o desenvolvimento desses negócios no ano de 2022 até o momento, tem sido superior quando comparado ao mesmo período (de janeiro à agosto) do ano passado - houve aproximadamente um aumento de 3,3% de desempenho.


Como empresas podem acelerar o crescimento digital. (Foto/Reprodução: E-commerce Brasil)


O IODE-PMEs  se caracteriza por avaliar empresas de até R$ 50 milhões de faturamento anual e analisa empresas dos setores agropecuário, industrial, serviços, infraestrutura e de comércio. 

Uma das explicações para este aumento de desempenho está no aumento das linhas de crédito fornecidos pelos bancos em 2022 que têm uma projeção de até 11,4% para o ano segundo pesquisa da Febraban - Federação Brasileira de Bancos. Em tese, quando há um aumento da taxa selic, como ocorreu nos últimos meses, ocorre também uma facilitação nas linhas de créditos concedidas pelos bancos, o que acarreta em uma expansão dos microempresários e, principalmente das pequenas e médias empresas que conseguem ter acesso a esse benefício. Com isso, a economia brasileira ficou mais aquecida e propensa a gerar mais empregos no ano, houveram aproximadamente mais de 1 milhão e 500 mil empregos formais gerados em 2022, segundo o Ministério do Trabalho.


Geração de empregos no Brasil. (Foto/Reprodução: Sindifisco/SC)


Essa é a imprtância da avaliação do crescimento econômico das pequenas e médias empresas. Uma vez que elas estejam com o seu desempenho dilatado, isso afetará positivamente na criação de novos empregos formais e, consequentemente, na movimentação da economia.

 

Foto/Destaque: Termômetro econômico das empresas. Reprodução: exame.com

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo