Empreendedorismo

O comportamento do consumidor

Acompanhar o comportamento do consumidor é um aspecto fundamental se você deseja fornecer um serviço de qualidade. Portanto, pesquisas, aumentar seu portfólio de dados é essencial.

15 Nov 2022 - 20h15 | Atualizado em 15 Nov 2022 - 20h15
O comportamento do consumidor Lorena Bueri

Comportamento do consumidor é simplesmente o conjunto de todas as ações e hábitos dos contatos (leads) durante a jornada de compra. Ele pode e será influenciado por alguns fatores, como cultura, Comportamento do consumidor é o conjunto de todas as ações e hábitos dos leads durante a jornada de compra. Ele é influenciado por alguns fatores, a sociedade, a cultura, necessidades e estágio de vida. Entender essa definição é fundamental para o planejamento de marketing de um negócio. Que você mesmo pode fazer ou contratar uma empresa.

Quatro tipos de básicos de consumidores: o que faz compras habituais (compra produtos do dia a dia, com preço acessível), aquele que vai em busca de variedades (como produtos com um preço baixo e o envolvimento emocional é maior), o que compra com dissonância cognitiva reduzida (produtos com o preço razoavelmente elevado e pouca diferenciação) e  por último aquele que faz compras complexas (compras basicamente feitas raramente e produtos caros com um alto envolvimento).

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor são relativamente simples como as características pessoais de cada consumidor, sua idade, ocupação, gênero, estilo de vida e estado civil. Cada uma dessas características revela dicas sobre o cliente adequado. 


Consumidor em um estabecimento.(Foto:Reprodução/Olena Bohovyk/Pexels).


Pode parecer irrelevante, mas entender o comportamento do consumidor é algo extremamente necessário quanto saber suas razões de aquisição de um determinado produto em vez de outros. Essa ideia permite que a empresa saiba exatamente como conquistar aquele cliente e o que fazer para que ele queira aderir à marca.

Nesse intuito, distinguir entre cliente e consumir se faz necessária. Consumidor é quem compra de uma empresa sem fazer vínculo com a loja. A compra é geralmente decidida pela observação de critérios como, por exemplo, menor preço. Já o cliente é aquele que analisa em comprar determinado produto e se redireciona diretamente para a sua loja. A diferença é básica, mas pode causar algum tipo de equívoco.

Como entender o consumidor da prática pode ser bem simples como, escutar seus clientes e mostrar interesse, ter uma estrutura adequada de análise de dados, pesquisas e informações, tudo em um só lugar, organizadamente e ter um bom atendimento ao cliente, fazer a contratação de uma equipe de Marketing pode ser a solução.

 

Foto Destaque: Consumidores em feira aberta. Foto:Reprodução/Megan Bucknall/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo