Tech

O boticário lança projeto F. O. L. I. A com auxílio de Inteligência Artificial

O grupo Oboticário e Quem Disse Berenice? inovam com uso de tecnologia na criação de banco de imagens de maquiagens para inspirar seus consumidores nas produções para o carnaval

15 Fev 2023 - 10h26 | Atualizado em 15 Fev 2023 - 10h26
O boticário lança projeto F. O. L. I. A com auxílio de Inteligência Artificial Lorena Bueri

Às vésperas do Carnaval, O Boticário e Quem Disse Berenice? em parceria com a Druid Creative Gaming lançou o projeto F. O . L. I. A.  As marcas utilizaram Inteligência Artificial (IA), através da ferramenta Midjourney, para criar banco de imagens que objetiva inspirar os foliões na reprodução de maquiagens. 

O projeto foi criado com intuito de proporcionar a melhor experiência para seus consumidores com ineditismo, tecnologia, inovação e criatividade. Para isso, as  marcas mapearam as expectativas do público nas redes sociais para detectar o que os grupos têm como referência para se expressarem por meio das makes. As imagens geradas pela IA são hiper-realistas e busca ser referência para este carnaval, ficando aberto ao público a reinterpretação do conteúdo. 

Baseado no perfil de seus consumidores, foram criadas diferentes categorias: “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho”, com ampla variação de maquiagens. O projeto também possui tutoriais para auxiliar na reprodução das makes e  cards clicáveis com indicação de produtos. 

Marcela De Masi, Diretora Executiva de Marketing do Grupo Boticário, afirmou que “Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com inteligência artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista. O FOL.I.A é a materialização das aspirações dessas pessoas e revela nossa inquietude em comunicar beleza com tecnologia, inovação e criatividade”. 

As criações de maquiagens por meio da IA, baseadas nos produtos das duas marcas das duas marcas, apresentam itens para pele, olhos e lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos.



“Temos uma grande potência quando olhamos para nosso portfólio de marcas e aliamos seus territórios e expertises para trazer ações inéditas frente ao mercado nacional de beleza. O Boticário e Quem Disse, Berenice? se complementam nessa iniciativa e reforçam protagonismo no segmento de maquiagem, que assume ritmo acelerado de crescimento com a data”, completa Marcela.

Para lançar o projeto F. O. L. I. A, as marcas convidaram a atriz Carla Diaz, a "influenciadora" Ismeiow,  e o maquiador Diego Borges, que assinou as produções para a produção de um filme digital de divulgação da F. O. L. I.A.



Bruna Pastorini, CSO e Sócia da Druid Creative Gaming, conta que todo o processo de criação por meio de IA, passou por curadoria e avaliação humana. “Levamos em conta critérios como o apelo estético, a não alusão a obras de outros artistas e ainda que gerado digitalmente, características capazes de promover identificação e inspiração ao consumidor”. 

O projeto faz parte das investidas da Boticário no universo da tecnologia e dá seguimento às inovações da marca no carnaval, após terem criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022. Também dialoga com o caráter inovador de  Quem Disse Berenice? que é referência em make, tendências e possui proximidade com a Geração Z.

Foto destaque: Inspirações de maquiagens para usar no Carnaval. Reprodução/OBoticário.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo