Notícias

O atrito e a amizade entre os dois papas

Mesmo com a renúncia de Papa Bento, o mundo reproduzia que existiam dois papas, por isto a relação entre os dois era muito comentada. Esta relação chegou a servir de inspiração para um filme da Netflix.

31 Dez 2022 - 20h00 | Atualizado em 31 Dez 2022 - 20h00
O atrito e a amizade entre os dois papas Lorena Bueri

Mesmo com Papa Bento XVI tendo renunciado em 2013, a narrativa de se existir dois papas foi reproduzida por anos. Por isto, mesmo que os dois papas tenham certa amizade, ainda é possível presenciar conversas sobre rivalidade entre ambos.

Joseph Ratzinger assumiu o cargo de Papa da Igreja em 2005, quando passou a assumir o nome de Papa Romano Pontífice Emérito Bento XVI, mas poucos anos depois, em 2013, ele renunciou o cargo e voltou a utilizar o seu nome de batismo. Mesmo depois da renúncia, Ratzinger ainda continuou a morar no Vaticano e a usar as vestimentas brancas oficiais.

Mesmo com a promessa de viver uma vida fora dos olhos do público, Ratzinger voltou a aparecer em público para dar a sua opinião em assuntos polêmicos para a Igreja. O que gerou críticas para si, como, por exemplo, quando assinou a coautoria de um livro que criticava a adoção de uma flexibilização do celibato de figuras da igreja como os padres.

Porém, foram nas suas visões conservadoras que ele ganhou apoiadores, os quais se colocavam contra as reformas que Papa Francisco faziam, resultando em certa rivalidade entre eles, mesmo que Papa Francisco fosse visto o visitando algumas vezes.

Em uma ocasião, Ratzinger chegou a chamar o Papa Francisco de herege pela sua posição em causas de cunho social. Contudo, devido a saúde de Ratzinger, algumas pessoas acreditam que o mesmo pode ter sido manipulado para ir contra o novo Papa.


Netflix fez um filme sobre os dois papas com direção brasileira. Reprodução/Netflix


Em 2019, era lançado o filme “Dois Papas” na Netflix, com direção do brasileiro Fernando Meirelles, sobre o relacionamento entre os dois papas. O que rendeu a Jonathan Pryce uma indicação a Melhor Ator para o Oscar de 2020 pelo seu papel como Papa Francisco, e uma indicação a Anthony Hopkins a Melhor Ator Coadjuvante pelo seu papel como Ratzinger.

Dez papas já renunciaram durante a história. Neste mês, Papa Francisco revelou que não descarta a sua renúncia por questão de saúde e que já tem uma carta pronta a mais de uma década para caso isto aconteça.

 

Foto destaque: Papa Francisco chegou a visitar Ratzinger algumas vezes. Reprodução/Vatican Media.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo