Notícias

Nuvem roxa surge em uma cidade no Chile e preocupa moradores

Um fenômeno aconteceu na cidade chilena ao norte do país, uma nuvem roxa surgiu em cima de uma fábrica, a cor roxa se da pelo iodo presente no ar, substância que pode ser letal.

22 Ago 2022 - 20h48 | Atualizado em 22 Ago 2022 - 20h48
Nuvem roxa surge em uma cidade no Chile e preocupa moradores Lorena Bueri

Na região de Tarapacá, no Chile, surgiu uma grande e extensa nuvem roxa que está sendo investigada pelas autoridades locais. A nuvem teve origem na mina Cala Cala da Companhia Salitre e Iodo (Cosayach). Há suspeitas de que tenha ocorrido um vazamento de vapor da substância iodo, devido uma suposta falha na bomba do rotor, que fez o Iodo passar da sua forma sólida para o estado gasoso formando a nuvem.


Nuvem roxa no Chile. Reprodução: Twitter


O local está localizado a 1470 km da capital do país, Santiago, e perto da cidade de Pozo Almonte. Embora, até agora , não tenha ocorrido nenhum caso de pessoas que tenham sofrido alguma consequência por terem respirado o ar do fenômeno, equipes técnicas e de saúde já foram enviadas até o lugar.

O diretor regional da Oficina Nacional de Emergência, Álvaro Hormazábal, disse em uma entrevista para a imprensa chilena, que já entrou em contato com a Superintendência do Meio Ambiente para que possam avaliar uma denúncia de um provável descumprimento de regras e compromissos ambientais que foram assumidos pela empresa.

Emanuel Ibarra, superintendente do Meio Ambiente, falou para o Infobae que o fenômeno da nuvem colorida está diretamente ligado a Companhia Cosayach e que eles não tinham sequer reportado o que tinha acontecido. Após isso, foi  criada uma sala de emergência para resolver o problema.

“É um fenômeno que está associado à empresa Cosayach, em seu site Cala Cala, e isso não foi relatado pela empresa, no entanto, uma mesa de emergência foi realizada para monitorar o evento”, acrescentou o superintendente. 

Com esta nuvem presente no ar, a ingestão do vapor de iodo pela população pode causar várias consequências graves, como: severas queimaduras na região da boca, na garganta e no estômago, dores abdominais, diarréia, vômito, estado de choque, febre… Caso seja ingerida uma grande quantidade pode até levar à morte.

 

Foto destaque:  Nuvem roxa no Chile. Reprodução: Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo