Saúde

‘Nunca estivemos tão perto de acabar com a emergência’, diz líder da OMS sobre a Covid-19

Segundo Maria Van Kerkhove, a organização prevê novas ondas da doença, mas quer que elas não se traduzam em mortes. Van Kerkhove afirma acabar com a emergência sanitária “exige um esforço conjunto ao redor do mundo”.

15 Fev 2023 - 19h05 | Atualizado em 15 Fev 2023 - 19h05
‘Nunca estivemos tão perto de acabar com a emergência’, diz líder da OMS sobre a Covid-19 Lorena Bueri

Para a epidemiologista, Maria Van Kerkhove, nunca se esteve tão próximo ao ponto em que o Sars-CoV-2, vírus responsável pelo Corona Vírus, vai deixar de representar uma emergência mundial. Maria é a líder técnica da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a doença e chefia também a unidade para doenças emergentes e zoonoses da OMS.

 “Ainda estamos em uma pandemia, mas esperamos acabar com a emergência neste ano”, disse em entrevista ao jornal O Globo, “Esperávamos ter encerrado no ano passado, mas não utilizamos as ferramentas disponíveis da maneira mais eficaz em todo o mundo. Mas certamente estamos indo na direção certa.” Afirmou.

De acordo com a epidemiologista, acabar com a emergência sanitária “exige um esforço conjunto ao redor do mundo”. Entre as ferramentas disponíveis, Van Kerkhove citou o atendimento clínico como antivirais e outras terapias. E, também a vacinação.


Coronavírus. (Foto: Reprodução/Paho)


“Se as pessoas recebem o reforço e doses adicionais, sabemos que esse nível de proteção permanece muito alto por algum tempo. Então estamos em um estágio diferente, nunca estivemos tão perto de acabar com a emergência”, declarou ao O Globo.

A líder também disse que os países devem fortalecer a vigilância e garantir que tenham estrutura para rastrear variantes conhecidas e desconhecidas. Maria ainda afirmou ser necessário garantir a vacinação de 100% das pessoas de grupos de risco.

Questionada sobre a subvariante ômicron XBB.1.5, Van Kherkhove afirma não haver evidências de que ela seja mais ou menos severa que as demais cepas. Van Kherkhove afirmou que alguns países notaram que a subvariante tem uma vantagem de crescimento em comparação com as outras em circulação.

A líder técnica declarou que a OMS espera ver ondas de infecção com a evolução do vírus e afirma que eles têm um plano e controle para isso, é que essas ondas não se traduzam em hospitalizações e mortes. É nisso que a organização está realmente tentando focar no momento.

Foto Destaque: Maria Van Kherkhove. Reprodução/TED.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo