Notícias

Novos tanques da Alemanha podem ajudar Ucrânia a reconquistar territórios dominados

O Leopard 2 é um modelo moderno, considerado “o principal tanque de batalha do mundo”. Especialistas estimam que ele possa ser um diferencial para Ucrânia sair da defensiva e ir para a ofensiva, no combate contra a Rússia.

26 Jan 2023 - 21h15 | Atualizado em 26 Jan 2023 - 21h15
Novos tanques da Alemanha podem ajudar Ucrânia a reconquistar territórios dominados Lorena Bueri

A Alemanha aprovou na última quarta-feira (25) o envio de tanques de guerra do modelo Leopard 2 para a Ucrânia. Ainda não foi divulgada a data para a chegada da remessa, mas é estimado que o veículo blindado possa ser um diferencial de grande ajudada para Kiev na conquista de territórios dominados pela Rússia.


Soldados em batalha (Foto: Reprodução/Wikipédia)


Como funciona o modelo Leopard 2?

  • O Leopard 2 é considerado “o principal tanque de batalha do mundo”, pesa 55 toneladas e atinge 68 km/h;
  • Para utilizar o modelo precisa de treinamento, o que pode prejudicar os soldados ucranianos a curto prazo;
  • O novo modelo deve substituir tanques da época soviética que vinham sendo utilizados pela Ucrânia;
  • O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pede 300 tanques de guerra. Alemanha ainda não anunciou a quantidade de veículos que enviará ao país.

O fabricante alemão do Leopard 2, Krauss-Maffei Wegmann, apresenta o veículo como “o principal tanque de batalha do mundo”, que por quase meio século, combinou a proteção, o poder de fogo, velocidade e manobrabilidade em seus aspectos, tornando-se adaptável a diversos tipos de situações.

O tanque conforta quatro pessoas, possui alcance de 500 quilômetros e velocidade máxima de 68 km/h. Sua arma principal é um canhão de cano liso de 120 mm, com controle de tiro totalmente digital.

Dificuldades que os soldados ucranianos podem enfrentar

Os Leopards são modelos modernos. O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos estima que os ucranianos necessitam de três a seis semanas de treinamento para dominarem a proficiência básica.

Ralf Raths, diretor do Panzer Museum, na Alemanha, explica que as tripulações de tanques da Ucrânia provavelmente aprenderão a usar o Leopard 2 rapidamente. O tempo de treinamento poderia ser encurtado para se focar no conhecimento essencial.

“É preciso mesmo explorar 100% do potencial ou basta utilizar 80% na metade do tempo? Os ucranianos certamente votarão na opção B”, afirma.

O que isso pode mudar na guerra?

 Para Yohann Michel, analista de pesquisa para assuntos militares e de defesa no Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, esses tanques podem permitir que a Ucrânia parta para a ofensiva no conflito de quase um ano.

 “Neste tipo de conflito, simplesmente não é possível realizar ofensivas em larga escala sem toda a variedade de equipamentos blindados de combate e veículos blindados, e os tanques fazem parte disso”, disse.

“Além dos tanques principais de batalha, ou MBTs, como o Leopard 2, outros incluem veículos de combate de infantaria e veículos blindados”, conclui.

As entregas dos novos tanques podem ajudar a equipar a Ucrânia com munições de alto calibre, necessárias para substituir seus estoques da era soviética, possibilitando a abertura de um novo caminho para fornecimento de poder de fogo ocidental.

Niklas Masuhr, pesquisador do Centro de Estudos de Segurança da Universidade politécnica federal da Suíça ETHZ, alertou que a implantação de Leopards ao campo de batalha por si só não seria “uma virada de jogo”.

“Você não pode simplesmente implantar um monte de tanques de batalha principais e presumir que eles vencerão.  Eles são muito valiosos, mas você ainda precisa usá-los da maneira correta e integrá-los a todas as outras ferramentas militares que você tem à sua disposição”, disse.

Analistas do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos afirmam que para os tanques terem algum efeito significativo nos combates, seriam necessários cerca de 100 Leopards 2.

Foto destaque: Leopard 2. Reprodução/DW

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo