Saúde

Novo teste permite o monitoramento de resistência aos medicamentos atuais contra o HIV

Kit da Thermo Fisher Scientific é o mais novo aliado na luta contra o vírus da AIDS e mira enzima responsável pela replicação viral e pelo mecanismo de resistência às drogas antirretrovirais

3 min de leitura
01 Dez 2022 - 13h30 | Atualizado em 01 Dez 2022 - 13h30

A Thermo Fisher Scientific, líder mundial na área de ciência e biotecnologia, desenvolveu um novo teste para detectar a resistência a medicamentos para tratamento do HIV. Único do mercado, este teste oferece ampla cobertura de subtipos do vírus e traz como diferencial o foco na enzima integrase, responsável pela replicação do vírus e sua evolução na resistência a medicamentos.

O novo produto disponível no mercado é um aliado no combate ao HIV e AIDS (síndrome da imunodeficiência humana adquirida), tema central da campanha Dezembro Vermelho que se inicia nesta quinta-feira (1º/12), Dia Mundial de luta contra a doença.

A alta capacidade de mutação do HIV pode levar a seleção de cepas virais mais resistentes aos medicamentos antirretrovirais (ARV) disponíveis, o que faz com que as farmacêuticas busquem desenvolver novos fármacos com diferentes alvos terapêuticos. 

Um destes novos alvos é uma enzima viral chamada Integrase e os medicamentos que atuam como seus inibidores vêm demonstrando resultados interessantes. A efetividade destes medicamentos pode ser aferida através da genotipagem do HIV, um teste genético relativamente simples, disponível em laboratórios capacitados para diagnóstico molecular de doenças infecciosas.

A supressão efetiva da replicação viral -- e, portanto, da sua transmissão -- depende da administração dos ARVs mais apropriados e da adesão do paciente, entre outros fatores.

“A vigilância da genotipagem do HIV-1 serve como uma ferramenta altamente eficaz para caracterizar e monitorar a epidemiologia e a evolução genética das mutações de resistência a medicamentos na população”, comenta Eduardo Razza, Doutor em Farmacologia/Biotecnologia e Gerente Regional de Desenvolvimento de Mercado na Thermo Fisher Scientific. “Tecnologias como essa visam garantir que as terapias ARVs mais eficazes estejam disponíveis em uma determinada população”, completa Razza.

No Brasil, dados do mesmo período apontam que cerca de 920 mil pessoas convivem com HIV; dessas, 89% foram devidamente diagnosticadas e 77% já se encontram em tratamento medicamentosos com pelo menos um antirretroviral.

A meta é que acima de 90% das pessoas em tratamento atinjam uma carga viral indetectável, para que não possam transmitir o HIV por via sexual. No país, essa marca está em torno de 94% atualmente e o desafio é sustentar esse índice ao longo do tempo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, em 2020 mais de 38 milhões de pessoas viviam com HIV globalmente, com mais 1,5 milhão de novos infectados. Nesse período, 73% das pessoas soropositivas tinham acesso às terapias antirretrovirais. 

Live: Jornada do paciente com HIV

Neste dia 1º de dezembro, às 19h, a Thermo Fisher realiza uma live especial para abordar a jornada do paciente com HIV que abordará as testagens disponíveis, os tratamentos, os tipos de profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP), o monitoramento da resistência aos medicamentos, além da epidemiologia geral e demais tópicos relacionados ao vírus. A transmissão será realizada pelo instagram oficial da empresa no Brasil @thermofisherscientificpor.

O evento será conduzida pelo gerente regional de marketing da área de Ciências Genéticas da empresa, Eduardo Razza, e contará com a participação da farmacêutica clínica e sanitarista Alícia Krüger que atua no programa VIGIAR SUS do Ministério da Saúde e coordena os Grupos Técnicos de cuidado farmacêutico à população LGBTQIA+ e prescrição farmacêutica de PrEP e PEP no Conselho Federal de Farmácia.

A live integra a programação "Ao Vivo e a Cores", iniciativa da Thermo Fisher para ampliar a conscientização sobre questões de saúde individual e coletiva abordadas em campanhas mensais no Brasil e no mundo.

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo